DVD reúne grupos da cultura popular

Iwwa Agência
Publicado 26/02/2011 11:02:59

Durante o lançamento do DVD Terreiradas: Um samba na porta de minha cumade, neste sábado (26/02), no Teatro da Cidade do Saber, o prefeito Luiz Caetano convocou os grupos de cultura popular de Camaçari para que participem das lavagens do Município, inclusive a de Arempebe, que acontece no final do mês de março. Os integrantes dos grupos culturais, que lotaram o Teatro, aceitaram a proposta e aplaudiram o prefeito pela iniciativa.

Durante o evento, Caetano falou sobre a riqueza cultural da cidade e solicitou aos mestres dos grupos que levem a cultura popular para as escolas do Município. “As manifestações culturais são a alma viva do povo de Camaçari”, disse o prefeito.

O DVD Terreiradas: Um samba na porta de minha cumade é um registro das manifestações  da cultura popular do Município. “O Ministério da Cultura está muito feliz com este lançamento. A Prefeitura conseguiu valorizar e fortalecer ainda mais cultura popular de Camaçari”, comentou a representante regional do Ministério da Cultura na Bahia, Mônica Trigo. 

Quem também prestigiou o evento foi o professor e diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro. Para ele, o DVD é um registro importante, pois mostra a diversidade de culturas existentes no Município e que “elas contribuem de forma significativa para a formação da identidade cultural da Bahia”.

O lançamento do DVD deixou mestre Sardinha, integrante do grupo Samba de Roda Raízes de Abrantes e Boi Bonito de Abrantes, muito satisfeito. “O samba de roda é uma tradição de Camaçari. Fico muito feliz que nosso trabalho seja eternizado neste DVD”.

Para Elisangela Sena, subsecretária da Cultura do Município e uma das idealizadoras do projeto, o mais gratificante desta iniciativa foi que “os grupos se uniram e criaram uma rede de cultura popular”. Conquistas que na avaliação do secretário da Cultura de Camaçari, Vital Vasconcelos, são em decorrência de meses de trabalho.   

Também participaram do evento os secretários de Relações Internacionais, Ivanildo Antonio, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, da Educação, Luiz Valter Lima e o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim

Ainda estiveram presentes o representante da Secretaria da Cultura do Estado, Hirtom Fernandes, o diretor do Irdeb, Póla Ribeiro, o representante do Conselho de Cultura de Camaçari, Tatá Ricardo Tavares, e os deputados estaduais Bira Coroa (PT) e Luiza Maia (PT).

O PROJETO

O projeto Terreiradas foi desenvolvido através do Edital Culturas Negras, lançado pela Fundação Pedro Calmon, e teve o apoio da Secretaria da Cultura de Camaçari (Secult).

O DVD Terreiradas: Um samba na porta de minha cumade reúne registros fotográficos e audiovisuais das manifestações culturais do Município, além de depoimentos dos participantes dos 12 grupos de cultura popular envolvidos no projeto.  O trabalho envolveu 1.500 pessoas da zona rural do Município.

GRUPOS PARTICIPANTES DO PROJETO 

Boi Janeiro de Parafuso e Samba de Roda Brilhos do Samba

Grupo Eremim

Grupo de Levada

Boi Mirim e Samba de Caboclo de Parafuso

Boi Bonito de Abrantes e Samba de Roda Raízes de Abrantes

Samba de Roda Raízes do Passado, Mandu e Guará de Monte Gordo

Boi Estrela de Monte Gordo e Jacuípe

Samba de Roda Viola ao Vivo

Reisado Espermacete do Terno ao Samba

Grupo da Mangaba

O Guará de Cachoeirinha

Samba de Coco Meninas de Arembepe e Samba de Roda Nativas de Arembepe

Slideshow | 5 fotos

DVD reúne grupos da cultura popular

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.