Drenagens evitam alagamentos

Iwwa Agência
Publicado 03/11/2011 05:11:44

Apesar da forte chuva que cai sobre a Bahia, Camaçari tem registrado ocorrências isoladas de alagamento, números baixos, que variam de dois a dez casos por semana de chuva.

A situação atual é bem diferente e muito mais confortável do que era em 2005, quando a Prefeitura já chegou a identificar 360 pontos de alagamento, sem falar nas conseqüências interligadas.

A mudança no quadro se deve ao amplo trabalho de drenagem realizado pelo governo municipal entre 2005 e 2008, que consistiu, entre outros serviços, na implantação de manilhas para o escoamento adequado da água. “Muita gente não sabe que o motivo de Camaçari não alagar mais é resultado de um trabalho cuidadoso, amplo e estrutural embaixo da superfície”, afirma o secretário da Infraestrutura, Everaldo Siqueira.

Algumas das intervenções mais marcantes foram em Sucupió, na orla, em Nova Vitória e no bairro dos 46, na sede, onde eram grandes os números de alagamentos e danos provocados pela chuva.

RIOS

O secretário Everaldo Siqueira também afirmou que em todo mês de dezembro a Seinfra realiza limpeza e dragagem de rios e canais do Município, a fim de facilitar o escoamento da água da chuva, evitando alagamentos.

Ele explica ainda que o próprio relevo e localização de Camaçari exigem rigor e aumentam as dificuldades no período da chuva. A cidade está acima de um dos maiores aquíferos da Bahia que se encontra com um rochedo superior a 300 metros de profundidade abaixo da superfície, o que faz a água circular à procura de locais mais baixos para emergir.

É por isso que ainda se registram alagamentos na Malícia, localizado na região de Vila de Abrantes, em Fonte da Caixa e no Vilarejo dos Artistas, em Jauá.

A Defesa Civil também identifica transtornos por conta da chuva na Nova Vitória, bairro que fica situado nas proximidades do Morro da Manteiga, e em Boa Vista de Jauá.

Foto: Nelinho Oliveira

Rede de drenagem contempla bairros como os 46 -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.