Donos de animais aderem à campanha

Iwwa Agência
Publicado 04/11/2011 04:11:10

A vacinação contra raiva animal continua em ritmo acelerado em Camaçari. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município estima vacinar mais de 30 mil cães e gatos nos quatro postos de vacinação instalados em unidades de saúde da cidade e através de visita domiciliar.

Todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, a imunização pode ser feita nas unidades de saúde do Município. Durante a semana, os proprietários podem levar os animais de estimação para serem vacinados nas USFs (Unidade de Saúde da Família) dos bairros Verdes Horizontes e Gleba B, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Gravatá e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Aliança, no Phoc II.

Solange Veloso, técnica de enfermagem, foi até a UPA Nova Aliança na manhã desta sexta-feira (04/11) vacinar os dois gatos de estimação. “Sei que a vacinação é importante tanto para a saúde dos meus animais, quanto para a minha família”, disse a moradora do bairro Gleba C.

Jaqueline de Jesus, moradora do bairro Phoc II, também não perdeu tempo e levou para vacinar a cadela da raça poodle, de 9 meses, de nome Queila. “Assim que soube da campanha trouxe a minha cadela para vacinar”, disse.

Segundo o diretor da Vigilância em Saúde de Camaçari, Marcos Nogueira, o animal que receber a dose da vacina anti-rábica pela primeira vez deve ser vacinado com uma segunda dose em 30 dias. Nos demais casos, cães e gatos são vacinados apenas uma vez por ano.

A zona rural do Município também é beneficiada com a iniciativa. Agentes de saúde realizam visitas domiciliares também de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com o objetivo de vacinar os animais nas localidades mais distantes.

A raiva animal é uma doença fatal que paralisa o corpo e afeta o sistema nervoso. A doença pode ser transmitida para as pessoas através da saliva, mordidas, arranhões ou qualquer tipo de agressão por parte do animal contaminado.

Para prevenir a doença, o dono deve observar o animal, que quando contaminado não ingere alimentos, não bebe água, saliva bastante e coloca a cauda entre as patas.

Foto: Adeilson  Carvalho

Vacina é oferecida de segunda a sexta-feira -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.