O Zika Vírus e a Microcefalia na Bahia foram temas de palestra promovida pela Semu (Secretaria da Mulher), na manhã desta segunda-feira (22/02), na Cidade do Saber.
Ministrada pelo médico infectologista, Antônio Carlos Bandeira, a palestra relatou um histórico de identificação do Zika Vírus no Estado e a possível relação com o aumento dos casos de microcefalia.
O médico afirmou ainda que muitas questões precisam ser respondidas, mas que já foram identificadas as presenças do vírus no sistema nervoso central, no líquido amniótico de crianças com microcefalia e em crianças que nasceram com a enfermidade.
Na oportunidade, a secretária da Mulher, Suzana Graziela de Lima, explicou o objetivo do evento. “Estamos nos empenhando para levar a informação e que esta se propague com a formação de multiplicadores”. O secretário da Saúde, Washington Couto, lembrou as ações integradas que a Prefeitura realiza no combate ao vetor da doença. Este ano, cerca de 25 mil imóveis foram visitados pela equipe da Sesau, que tem realizado trabalhos orientados em borracharias, por exemplo.
A estudante de fisioterapia Maria Souza Bezerra, de 26 anos, participou do evento por considerar o tema bastante importante e com a expectativa de ficar mais informada, já que vai atuar na área da saúde.
Com tema Arbovirose: Aedes, o evento contou ainda com uma conversa aberta com o coordenador do CCCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Camaçari, Gilmar Pereira, que falou sobre a metodologia do combate vetorial, com a sanitarista técnica da Vigilância Epidemiológica de Camaçari, Marina Luna Pamponet, que apresentou os dados do Município.
O evento, que foi realizado em parceria com a Sesau (Secretaria da Saúde) e o Grupo SH Brasil, contou com as presenças da vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira, da secretária de Governo, Jailce Andrade, e do diretor técnico do Grupo SH, Raimundo Pinheiro.