Doença será tema de seminário

Iwwa Agência
Publicado 31/03/2014 03:03:46

Os agentes comunitários de saúde do Município vão participar na sexta-feira (04/04) do seminário sobre a doença mucopolissacaridose. Promovido pela Sesau (Secretaria da Saúde), o evento deve contemplar 300 servidores, divididos em dois grupos, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30.

Realizado pelo Departamento de Atenção Básica, o seminário acontece no auditório da Segov (Secretaria de Governo) e tem como objetivo capacitar os profissionais para que possam orientar melhor as famílias sobre a doença, enfermidade rara e desconhecida pela maioria da população.

A mucopolissacaridose é uma doença metabólica hereditária, na qual a pessoa nasce com falta ou diminuição de algumas substâncias encontradas no organismo, a exemplo das enzimas. A identificação da enfermidade é realizada por meio de exame de sangue e quanto mais cedo for o diagnóstico, menores serão os danos ao portador.

O tratamento envolve uma equipe multiprofissional, com médicos geneticista, pediatra, pneumologista, otorrinolaringologista, oftalmologista e neurologista, além de fisioterapeuta, odontólogo, fonoaudiólogo e psicólogo. Uma vez detectada a doença, os profissionais do Município encaminham o paciente para tratamento.

O seminário tem apoio da Associação Baiana dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridose. 

 

Foto: Wendell Wagner

Auditório da Segov sedia seminário na sexta-feira -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.