Doença é discutida em seminário

Iwwa Agência
Publicado 04/04/2014 12:04:39

Com o intuito de capacitar os profissionais para que possam orientar melhor as famílias sobre a mucopolissacaridose, enfermidade rara e desconhecida da maioria da população, a Prefeitura realiza esta sexta-feira (04/04) seminário sobre a doença.

Cerca de 300 profissionais de saúde, dentre médicos, dentistas enfermeiros, técnicos de enfermagens e agentes comunitários de saúde participam da capacitação realizada através da Sesau (Secretaria da Saúde), no auditório da Segov (Secretaria de Governo).

A mucopolissacaridose é uma doença genética que se apresenta pela falta ou diminuição de algumas substâncias encontradas no organismo, a exemplo das enzimas. A identificação da enfermidade é realizada por meio de exame de sangue.

Quanto mais cedo for o diagnóstico, menores são os danos ao paciente. A doença tem com sintomas a macrocefalia, hidrocefalia, deficiência mental, alterações da face, dentre outros.

O seminário é marcado pela palestra educativa sobre a doença, ministrada pela geneticista Helena Pimentel. Em seguida, o espaço é aberto para dúvidas e questionamentos.    

A Presidente da Associação Baiana de Mucopolissacaridose, Márcia de Oliveira, destacou a importância do seminário para a capacitação dos profissionais de saúde já que nem todos têm o conhecimento necessário sobre a doença, que deve ser tratada por uma equipe multiprofissinal.

O agente comunitário de Saúde de Monte Gordo, orla do Município, Julimar Alves, trabalha na área há mais de 15 anos e já conhece um pouco sobre a doença. “Convivi com a Mucopolissacaridose na minha família e sei da importância dessa palestra. O conhecimento é fundamental para a identificação precoce e para realizar o tratamento”, destacou.

Os participantes do seminário foram divididos nos turnos matutino e vespertino. A ação é realizada pelo Departamento de Atenção Básica com o apoio da Associação Baiana dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridose. 

 

Slideshow | 4 fotos

Doença é discutida em seminário

Mais Notícias

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.