O secretário da extinta Seinc (Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços), Djalma Machado, colocou nesta quarta-feira (18/02), o cargo à disposição do prefeito Luiz Carlos Caetano por entender que Camaçari vive um novo momento político e ter consciência de que o gestor precisa estar à vontade para decidir sobre a nova estrutura administrativa.
Na avaliação de Djalma Machado, independentemente de estar no governo, é contribuir para o projeto político que visa transformar Camaçari em uma grande cidade e promover o desenvolvimento mais justo e igualitário para toda a sociedade.
Devido ao eficiente e reconhecido trabalho desenvolvido por Djalma Machado à frente da secretaria, o prefeito Caetano vai nomeá-lo assessor especial de Ações de Longo Prazo e Assuntos Estratégicos.
Na nova função ele terá o desafio de planejar com os secretários municipais, as ações estratégicas para consolidar o Município dentro de um projeto de desenvolvimento sustentável.
Parte integrante do governo Caetano desde 2005, Djalma Machado alcançou bons resultados à frente da secretaria e imprimiu uma dinâmica diferente junto a todos os atores empresariais do Município, proporcionando uma interlocução com todos os segmentos.
Dentre as ações, está a interface com as empresas que se instalaram em Camaçari para qualificação profissional e intermediação da mão de obra, de forma a garantir a geração de emprego para a população local, o que permitiu a dinamização da economia do Município.
As relações construídas com os grupos empresariais, em particular os industriais, nos últimos anos, ajudaram a desenvolver a economia local, com geração de emprego e renda, melhorando o poder aquisitivo dos moradores, impulsionando assim, o crescimento do comércio local e desenvolvimento das micro e pequenas empresas, o que é o foco do governo, observou.
Além da relação construída com as empresas, merecem registro a inauguração do Centro de Intermediação de Mão de Obra (PAT), implantação do Banco do Povo, reativação do CrediBahia, qualificação profissional através do Senai, Sebrae, Senac e Cefet (este em parceria com a Educação), realização de convênios para capacitação através da Petrobras e empresas privadas, e a realização de grandes eventos empresarias e de economia solidária.
Djalma destaca a atração do empreendimento residencial Bairro Novo como uma importante ação à frente da Secretaria, pelo fato de contribuir para a transformação urbanística e de moradia em Camaçari, com a implantação de um bairro planejado, conceito novo no Brasil.
Djalma Machado coloca como o grande legado que deixa o fato de sempre ter tido uma postura ética no exercício do cargo, na busca do entendimento e o diálogo, em prol do bem coletivo, sempre respeitando todas as categorias sociais, empresariais, sindicais, políticas e religiosas do município.
Gostaria de declarar meu respeito e consideração pelo prefeito Caetano por ter acreditado a mim, um empresário de Camaçari e trabalhador do Pólo Industrial, uma pasta tão importante como a de Indústria e Comércio, além de defender o desenvolvimento da micro e pequena empresa. Além disso, quero expressar meus agradecimentos especiais a todos os funcionários da secretaria, assim como aos colegas secretários municipais e ao povo de Camaçari.
Todas as atividades realizadas pela extinta Seinc serão absorvidas pela recém-criada Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que também incorpora as atividades da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap).

Machado é considerado um dos mais eficientes auxiliares de Caetano -