A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), divulgou a 3ª lista final de proponentes da fase de habilitação e seleção da 2ª edição do edital de credenciamento Cidade Cultural. Os inscritos foram avaliados com base nos critérios de: relevância e contribuição para a cultura de Camaçari; verificação da pertinência da proposta artística e qualidade da execução; e qualidade do portfólio.
O Cidade Cultural prevê o credenciamento de artistas e grupos culturais para a realização de apresentações artísticas a serem executadas eventualmente e de acordo com a necessidade da Administração Pública, visando a realização de programação em equipamentos e espaços públicos e em eventos da prefeitura. Todas as listas anteriores de habilitados pelo edital podem ser acessadas no link.
A iniciativa é voltada para pessoas físicas e jurídicas das seguintes modalidades e submodalidades: música (solo, dupla, trio, grupo, acima de três integrantes, e fanfarras, orquestras, filarmônicas, bandas marciais, grupos percussivos e charangas); teatro e artes cênicas (solo, dupla, trio e grupo acima de três integrantes); dança (solo, dupla, trio, acima de três integrantes, e aulão de ritmos latinos e swing baiano); e grupo de cultura popular.
A 3ª lista final de proponentes da fase de habilitação e seleção da 2ª edição do edital de credenciamento Cidade Cultural foi publicada por meio da resolução 065/2023 e lançada no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira (15/9). O documento pode ser conferido no link.
As inscrições permanecem abertas até maio de 2024. As listas dos credenciados são publicadas de forma periódica, mediante apresentação da documentação. O processo de inscrição pode ser feito presencialmente ou on-line. De forma presencial, deve ser realizado das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, nos Núcleos de Orientação Cultural (NOC) localizados na Cidade do Saber ou em Arembepe, ou ainda nos centros culturais Vila de Abrantes e Barra do Pojuca.
Já on-line, a pré-inscrição é realizada através de formulário disponível no Portal da Secult. Após o envio, o candidato receberá por e-mail a comprovação automática da pré-inscrição. Para efetivação, o proponente deve apresentar os documentos originais em um dos pontos de atendimento presencial. A documentação necessária pode ser conferida no edital.
Para o segmento de música, serão contemplados os estilos de samba, pagode, hip hop/rap, MPB, rock, música instrumental, salsa, sertanejo, gospel, forró, axé, arrocha, infantil, reggae, fanfarra, filarmônica, orquestra, banda marcial, charanga e grupo percussivo.
Para teatro e artes cênicas, serão contemplados os estilos de artes cênicas, comédia, drama, infantil, musical infantil, musical, contação de histórias e artes circenses. Cultura popular contempla chegança, quadrilha junina, reisado, capoeira, maculelê, samba de roda, samba de caboclo e samba chula.
Já o segmento de dança, contempla balé clássico, jazz, dança contemporânea, dança de salão, danças urbanas, dança afro-brasileira, sapateado, dança do ventre, stiletto e aulão de ritmos latinos.
Os artistas selecionados poderão ser convocados a realizar apresentações sempre que houver necessidade dos serviços, durante o período de 12 meses a partir da data de publicação do resultado final das listas de credenciamento no DOM, podendo este período ser prorrogado por mais seis meses.
A Cidade do Saber localiza-se na Rua do Telégrafo, s/n.º, Centro. O NOC Arembepe está situado no Centro de Atendimento ao Munícipe (CAM) da localidade, no Arembepe Centro Comercial, galeria localizada no Loteamento Vilarejo, situado à direita da entrada principal de Arembepe. O Centro Cultural Vila de Abrantes fica na Rua da Matriz, s/n.º, e o Centro Cultural Barra do Pojuca, na Rua Filogonio Gomes de Oliveira, s/n.º.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, os candidatos poderão se comunicar através do e-mail contatoceasc@gmail.com ou através do telefone (71) 3644-9824.
