Representantes de escolas, fanfarras e grupo culturais participaram na manhã desta quarta-feira (28/09) das comemorações dos 258 anos de emancipação política de Camaçari. O desfile foi aberto oficialmente com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari e a execução do Hino Nacional, pela banda do Exército. Em seguida, foi a vez dos alunos do Conservatório de Música da Cidade do Saber executarem o hino de Camaçari.
"A Seduc (Secretaria de Educação) está de parabéns por essa festa espetacular que mostra a riqueza cultural e histórica que existe no Município”, disse o prefeito Ademar Delgado, ao acrescentar que à noite tem mais comemoração com os shows do V Festival de Cultura e Arte, evento que acontece na Praça da Simpatia.
Pela primeira vez no desfile, o maestro do Conservatório de Música da Cidade do Saber, Saulo Guilhermo, ficou encantado e disse que é muito gratificante se apresentar para milhares de pessoas no aniversário de Camaçari. “É uma forma de reconhecimento do belíssimo trabalho realizado pelos alunos, além de motivá-los cada vez mais”, destacou. Os alunos do Conservatório também foram regidos pelo maestro Luciano Chaves durante o ato cívico.
O desfile durou quatro horas e contou com a participação de 2.500 alunos das escolas municipais e das diversas modalidades oferecidas pela Cidade do Saber. Dentre elas estava a estudante Andressa Hosana, 13 anos. Alegre, ela disse não ter melhor presente para o Município do que a demonstração de patriotismo das crianças. Aluna do 5º ano da Escola Municipal Maria José de Mattos, ela falou ainda da importância do desfile que oportuniza aos alunos e à comunidade conhecerem mais sobre a cultura e a diversidade que existe em Camaçari.
“É muito importante despertar na criança o espírito do patriotismo desde cedo. Nós focamos em mostrar para a comunidade os projetos que são trabalhados na escola, pois são temas importantes que mostram as riquezas de Camaçari”, contou a diretora da escola José de Mattos, Nádia Barroso.
Participaram do ato cívico os estudantes das escolas municipais Maria José de Mattos, Helena Celestino Magalhães, Félix Joaquim de Moraes e o Centro Educacional do Gravatá, alunos da Cidade do Saber, a Fampop (Fanfarra Popular de Parafuso), a Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), a Fampa (Fanfarra Municipal Popular de Abrantes), a FAnesp (Fanfarra Estudantil de Parafuso), a Bamarja (Banda Marcial da Escola Joana Angélica), a Fanesc (Fanfarra Estudantil de Camaçari), o projeto Som do Timbal e os grupos de manifestações culturais.
O evento é realizado pela Prefeitura, através da Seduc (Secretaria de Educação), com apoio da Coordenação de Eventos, outras secretarias municipais, STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) e Fiscalização Integrada. O desfile contou ainda com o apoio da Polícia Militar.
Slideshow | 12 fotos
Diversidade abrilhanta desfile cívico