Alegria, emoção, animação e muita diversão. Estes foram os elementos que reinaram nesta quarta-feira (26/7) durante ações em homenagem ao Dia dos Avós realizadas no Abrigo São Francisco de Assis e no Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Camaçari (Conviver), promovidas pelo projeto Abrace Camaçari, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).
O objetivo das iniciativas foi elevar a autoestima e a autoconfiança dos idosos e, com isso, dar mais dignidade, além de fortalecer os vínculos com os velhinhos. Na parte da manhã, no Abrigo São Francisco de Assis, ao som de música ao vivo, os 26 avós atendidos pela instituição foram presenteados com cobertores, fruto da Campanha do Agasalho, além de um saboroso lanche. Foi uma farra generalizada, com direito ao senhor Gaudêncio Soares, 99 anos, tocar violão e tudo mais. A animação ficou por conta do professor e dos alunos do curso de iniciação musical da Casa da Criança e do Adolescente.
No período da tarde, o passeio histórico “Conhecendo Camaçari” deu o tom das comemorações destinada aos avós do Conviver de Camaçari. A visita guiada por profissionais da Coordenação de Turismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) percorreu a orla do município. O passeio, realizado por dois ônibus, iniciou no distrito de Vila de Abrantes, passando pelas localidades de Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba, encerrando em Itacimirim. Esta atividade contou com a participação de 78 idosos e foi acompanhada por assistentes sociais, além de responsáveis pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa.
A primeira-dama do município e diretora-presidente do projeto Abrace Camaçari, Ivana Paula, fez questão de levar os pais, Maria Madalena Souza e Pedro Souza Filho, e a sogra, Ana Araújo Silva, ao Abrigo São Francisco de Assis para participar das comemorações. “O sentimento é de amor e gratidão por poder promover esse momento de carinho e afeto a essas pessoas, que têm muito para nos ensinar sobre a vida”, salientou emocionada.
A oportunidade da comemoração no Abrigo São Francisco de Assis promoveu um emocionante reencontro. É que o aluno de iniciação musical da Casa da Criança e do Adolescente, Josley dos Santos, 13 anos, encontrou com a tia-avó Mirian Dias Coelho, 70 anos. Ambos ficaram muito felizes, ela em ver o sobrinho-neto tão desenvolvido e talentoso e ele, em saber que a tia-avó está ampara e sendo bem cuidada.
E as comemorações destinadas ao Dia dos Avós realizadas pelo projeto Abrace Camaçari e pela Sedes não param por aí. Na sexta-feira (28/7), ocorre o Baile dos Idosos, às 14h, no Conviver. Nesta atividade, que acontece em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), professores de dança de salão irão interagir com os velhinhos e colocar todo mundo pra sacudir o esqueleto.