Distrito deu início ao Município de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 12/08/2016 12:08:42

Nascida em Vila de Abrantes, a professora aposentada, Hilda dos Santos, contou um pouco da história do distrito para os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e moradores da localidade. A iniciativa, realizada na noite de quinta-feira (11/08), na Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, faz parte do projeto Círculo de História.

A história de Camaçari se confunde com a de Vila de Abrantes que teve início em 1558, quando padres jesuítas criaram a Aldeia do Divino Espírito Santo, às margens do Rio Joanes, mais precisamente onde hoje fica a localidade de Catu de Abrantes.

Por meio de um decreto do Marquês de Pombal, Camaçari foi emancipada no dia 28 de setembro de 1758 e a aldeia passou a se chamar Vila de Nova Abrantes do Espírito Santos e em seguida Vila de Abrantes.

Com a criação do distrito de Camaçari, em 1920, desmembrado de Vila de Abrantes, o então governador Marques de Góes Calmon muda a sede do Município de Abrantes para Camaçari.

Diretora da Escola Eliza Dias de Azevedo e moradora de Vila de Abrantes há 32 anos, Maria Perla Araújo, é apaixonada pela história do distrito e ressaltou a importância de Vila de Abrantes para Camaçari. “Só em pensar que o Município começou aqui e o progresso que hoje está foi um salto muito grande”, destacou.

A jovem Andrea Santana dos Santos, 17 anos, afirmou disse que conhecia um pouco da história do distrito onde mora, pois era contada pelos avós. “Acho interessante saber a história do Município, principalmente do local onde nasci”, ressaltou a estudante da EJA.

O projeto Círculo de História tem a finalidade de contar a história dos bairros ou localidades através de experiências dos moradores mais antigos. Todos os depoimentos são filmados para um documentário, que será exibido em setembro no Teatro Cidade do Saber, durante evento em comemoração ao aniversário de Camaçari. O projeto é umas das dimensões do programa Círculos dos Saberes.

Slideshow | 5 fotos

Distrito deu início ao Município de Camaçari

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.