O diretor de Soluções Educacionais da Microsoft, Mike Lloyd, elogiou a estrutura e o projeto da Cidade do Saber, principalmente pela junção de tecnologia, arte e ciência.
“Unir arte e ciência é muito inteligente. As crianças aprendem a ser criativas, a se expressar e desenvolvem habilidades necessárias para o século 21”, observou o executivo ao analisar que a iniciativa deveria ser copiada pelos municípios de todo o Estado.
O também professor, Mike Lloyd trabalha como consultor de governos e agências em todo o mundo e passa orientações de como tornar o aprendizado mais eficaz. Viajado, ele observou que só viu centros como a Cidade do Saber no Reino Unido, na Austrália e no Rio de Janeiro.
Durante uma visita à Bahia, o professor britânico soube da Cidade do Saber e se interessou em conhecer o complexo, um dos maiores de inclusão social da América Latina, que desenvolve atividades na área de educação, cultura, esporte e lazer.
“Um Centro como esse é de grande importância por permitir que as crianças se descubram, além de ser uma forma efetiva de atrair os alunos para a aprendizagem”, comentou Mike Lloyd após conhecer o espaço in loco, na manhã desta sexta-feira (29/06).
Recebido pelo secretário da Educação de Camaçari, Luiz Valter de Lima, Mike Lloyd aproveitou também para apresentar o livro Escolaridade na Velocidade do Pensamento – Um plano para a tomada de uma escolaridade eficaz, e conhecer um pouco sobre o projeto pedagógico implantado no Município.
No encontro, o secretário da educação falou dos projetos desenvolvidos em Camaçari, a exemplo da inserção de tecnologias na sala de aula, com as mesas educacionais, laboratórios de ciências, o ensino da robótica e a inclusão digital do docente, que oferta o equipamento aos profissionais de educação e os capacita para utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula, de forma a tornar o processo de ensino mais atraente e eficaz.
Mike Lloyd, por sua vez, elogiou o trabalho desenvolvido em Camaçari, principalmente por promover um ensino baseado em projetos e usar as tecnologias atreladas a eles. Segundo o professor, só o fato de inserir a tecnologia em sala de aula aumenta o índice da capacidade de aprendizado de 5% para 20%. “O índice aumenta para 50% se adicionarmos a discussão em grupo, 80% se der a oportunidade da pessoa praticar o que aprendeu e 99% se oportunizar ao aluno que ensine a alguém”, frisou.
Para o secretário Luiz Valter de Lima, o encontro foi proveitoso, uma vez que reestimula a discussão a respeito do uso das tecnologias na educação, “além de trazer um olhar de culturas diferentes”, comentou o secretário ao observar que a inovação é sempre muito importante. “E isso não significa implantar o novo, mas inovar naquilo que fazemos”, esclareceu.
Após a conversa, o secretário da Educação e a equipe da Cidade do Saber levaram Mike Lloyd para conhecer o complexo. Na ocasião, ele visitou o Museu Unica, o Memorial do Polo, a escola de música e o teatro. Por fim, o secretário se comprometeu a ler o livro do executivo britânico e debatê-lo com o autor em um próximo encontro, previsto para o início de agosto.