Direção da Limpec se reúne com catadores

Iwwa Agência
Publicado 14/07/2017 04:07:22

Sensibilizada pela necessidade das pessoas que realizam a coleta de materiais recicláveis no aterro sanitário, representantes da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) se reuniram na manhã desta sexta-feira (14/7) com aproximadamente 40 catadores e recicladores que ainda frequentam irregularmente o local, para apresentarem formalmente a proposta de oferecer apoio jurídico e social para a formação de uma cooperativa, bem como auxílio no processo de cadastramento no Programa Bolsa Família.

A diretora-presidente da Limpec, Janete Ferreira, lembrou que a ação de retirada das pessoas do aterro sanitário é irreversível, visto que a permanência é proibida e perigosa para os catadores, que podem vir a óbito, como ocorreu na gestão passada, quando foram registradas três mortes. “Maquinas trafegam pelo local e acidentalmente podem atingir as pessoas”, esclarece ela.

Na ocasião, a gestora lembrou ainda que a medida está entre as condicionantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para a renovação da licença de operação do aterro, bem como para a sua ampliação. “Sei que essas pessoas sobrevivem da venda desses materiais coletados no aterro, e para isso trabalham em condições desumanas. Por entender a importância disso, nos mobilizamos a ajudá-los”, declara a diretora-presidente da Limpec, ao esclarecer que espera que as pessoas aceitem a proposta, “essa é uma ótima oportunidade para que eles mudem de vida”, finaliza ela.

A proposta agradou ao casal de catadores, Valter Santos, 42 anos, e Rosinalva da Silva, 37, que moram no Parque das Mangabas e há quase oito anos frequentam o aterro e por lá passam boa parte do dia catando o material. Juntos conseguem coletar cerca de 2 mil quilos. “É daqui que sustentamos nossas três filhas. Fiquei muito empolgado com essa proposta, pois acredito que trabalhar de forma coletiva e organizada é um bom negócio para todos, e, além disso, vamos ter condições mais dignas de trabalho”, disse o casal.

A Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) será parceira da Limpec nessa iniciativa. A secretária da pasta, Simara Ellery, foi representada pela coordenadora de Economia Solidária, Sineide Lopes, que durante o ato, explicou a importância de uma cooperativa. “Os resultados do trabalho coletivo podem ser surpreendentes”, disse ela.

Slideshow | 2 fotos

Direção da Limpec se reúne com catadores

Mais Notícias

9ª Feirinha do Horto Florestal acontece neste domingo (11)

9ª Feirinha do Horto Florestal acontece neste domingo (11)

Ballace começa nesta quinta (8) na Cidade do Saber

Ballace começa nesta quinta (8) na Cidade do Saber

Casos de dengue aumentam 20% entre 2022 e 2023

Casos de dengue aumentam 20% entre 2022 e 2023

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us