Dilma Rousseff ressalta a participação de Camaçari no crescimento do Brasil

Iwwa Agência
Publicado 30/01/2012 10:01:03

A assinatura da ordem de serviço para as obras de urbanização da Bacia do Rio Camaçari aconteceu na manhã desta segunda-feira (30/01), com as presenças da presidenta Dilma Rousseff, do governador Jaques Wagner, do prefeito Luiz Caetano, ministros, deputados e autoridades locais, na Cidade do Saber.

Segundo Dilma Rousseff, o trabalho realizado pela administração municipal é uma prova de que os baianos e os brasileiros estão mudando de vida. “Camaçari é um lugar onde a Bahia está crescendo e um dos grandes municípios industriais do país, onde o comércio e o serviço também crescem, gerando emprego e renda para os moradores. Além disso, a cidade possui importantes investimentos nas áres do esporte, educação, saúde e cultura.”,  afirmou a presidenta, adiantando o desejo de visitar o Museu de Ciência e Tecnologia da Cidade do Saber. “O Brasil vai precisar dele, pois queremos ter mais pesquisadores e mais produção científica no país. A construção deste complexo mostra o compromisso do prefeito com a população”.

A presidenta ainda informou que lançar ou entregar uma obra que envolve a retirada da população de áreas de risco é sempre muito gratificante, pois a criação de políticas habitacionais também garante uma política de distribuição de renda. “O projeto de urbanização da Bacia do Rio Camaçari é muito importante para a cidade”. Conforme o ministro das Cidades, Mário Negromonte, o governo federal autorizou a utilização de mais de 1.900 unidades habitacionais no Programa Minha Casa, Minha Vida 1 para o reassentamento das famílias e mais de 400 unidades habitacionais estão em fase de contratação pelo Minha Casa, Minha Vida 2 para atender o restante das famílias a serem reassentadas posteriormente para a conclusão da intervenção.

Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Caetano disse que a Cidade do Saber “é uma obra de rico feita para os mais carentes” e que a parceria com o governo federal tem contribuído para a execução de importantes projetos para a cidade, a exemplo da Ubanização da Bacia do Rio Camaçari, a maior obra da história da cidade.

PROJETO

A Revitalização da Bacia do Rio Camaçari vai beneficiar cerca de 90 mil moradores e tem o objetivo de recuperar o rio Camaçari e os afluentes. A obra conta com recurso de quase R$ 274 milhões, provenientes do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), sendo cerca de R$ 24 milhões de contrapartida da Prefeitura.

O projeto prevê a recuperação e dragagem do rio Camaçari, além da limpeza e despoluição dos afluentes Piaçaveira, da Prata, Eiu Branco, Pedreiras, Mandú, além do Canal da Acajutiba, além de intervenção em 1,5 milhão de metros quadrados de área urbanizada.

A obra prevê novas pontes, pontilhões e unidades hidráulico-sanitárias, recuperação do Horto Florestal, com a criação do Parque Botânico, e conclusão da recuperação do Morro da Manteiga.

Estão previstos ainda a construção de 22 equipamentos comunitários, dois CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)/Casa da Família, praças, quadras poliesportiva, parques, urbanização, ajardinamento com plantio de gramas e árvores, instalação de aparelhos de ginástica e brinquedos, quiosques comerciais e de convivência.

Serão contemplados com a obra os bairros Nova Aliança (antigo Phoc 1), Renascer (antigo Phoc 2), Tancredo Neves (antigo Phoc 3), Nova Vitória, Novo Horizonte, além do Parque Verde, Satélite e Florestal, Natal, Centro, Jardim Brasília, dos 46, Recanto das Árvores, Gleba C, Ulysses Guimarães (antiga Gleba E), Verdes Horizontes, Piaçaveira, Acajutiba e Jardim Palmeira.

Foto: Nelinho Oliveira

Para o prefeito, parceria Município X União garante importantes projetos para Camaçari -

Mais Notícias

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.