O dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Raiva, marcado para este sábado (18/09), foi adiado para o dia 25 de setembro. A medida atende a uma determinação do Governo do Estado.
Porém, a imunização continua acontecendo desde o dia 28 de agosto, todas as sextas-feiras, das 8h às 17h, nas principais unidades de saúde de Camaçari.
Este semana, o processo de vacinação domiciliar atende a comunidade rural do distrito de Monte Gordo. De acordo com a veterinária e coordenadora técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Camaçari, Sandra Passos, “até o dia 11 de setembro foram vacinados cerca de 12 mil cães e gatos”.
Ainda segundo a coordenadora, a expectativa é que até o final da campanha 29.500 animais recebam a dose da vacina.
“A melhor forma de evitar a contaminação é através da vacina”, ressaltou o diretor do Departamento de Vigilância a Saúde do Município, Marcos Nogueira.
Camaçari não registra casos da doença desde 2005.
RAIVA
A doença se manifesta nos animais de duas formas: a furiosa, quando o animal fica arisco e ataca as pessoas, e a silenciosa, com a procura de lugares escuros e vazios para se refugiar.
Vale ressaltar que a raiva é 100% letal em seres humanos e em animais. A doença é transmitida para o homem através da mordida ou da saliva do animal infectado em contato com algum ferimento no corpo humano.
Em caso de contaminação, a vítima deve ser conduzida imediatamente para uma unidade de saúde para tratamento com soro anti-rábico e vacina. Se socorrido a tempo, o avanço do vírus pode ser contido antes de chegar ao sistema nervoso central, evitando a morte.
A vacina contra a raiva continua todas as sextas-feiras -