Uma solenidade com a presença da secretária da Saúde (Sesau), Efigênia Cardoso, no posto médico da Nova Aliança, a partir das 8h30 deste sábado (20/06), marca o dia nacional de vacinação contra poliomielite.
Mais de 600 pessoas trabalham nos 87 postos, entre fixos e volantes, que estão disponíveis para vacinação.
A imunização é destinada à todas os meninos e meninas menores de cinco anos de idade. A meta do Município é vacinar 22.960 crianças até o dia 3 de julho, quando termina a campanha.
A coordenadora de imunização da Vigilância à Saúde, da Sesau, Elizângela Brito, faz um apelo para que os pais levem os filhos para vacinar. A Poliomielite é uma doença grave, e pode levar a criança ao óbito.
A criança pode tomar a vacina mesmo que esteja gripada ou com febre. Importante também que os pais levem o cartão de vacinação. São apenas duas gotinhas da vacina e não têm contra-indicações, explica Elizângela Brito.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil não há circulação do vírus da Poliomielite. Porém, a campanha é importante para manter o país livre da circulação do vírus que ocasiona a paralisia infantil.
A campanha nacional de vacinação vai até o dia 3 de julho. Durante o ano, os postos de saúde do Município têm a disposição doses da vacina, alerta Elizângela Brito.
A poliomielite é uma infecção grave que causa sérias lesões no sistema nervoso. As conseqüências mais comuns ocorrem nos membros inferiores.

Vacina será aplicada em 87 postos -