Dia D contra paralisia infantil acontece sábado

Iwwa Agência
Publicado 19/06/2009 11:06:02

Uma solenidade com a presença da secretária da Saúde (Sesau), Efigênia Cardoso, no posto médico da Nova Aliança, a partir das 8h30 deste sábado (20/06), marca o dia nacional de vacinação contra poliomielite.

Mais de 600 pessoas trabalham nos 87 postos, entre fixos e volantes, que estão disponíveis para vacinação.

A imunização é destinada à todas os meninos e meninas menores de cinco anos de idade. A meta do Município é vacinar 22.960 crianças até o dia 3 de julho, quando termina a campanha.

A coordenadora de imunização da Vigilância à Saúde, da Sesau, Elizângela Brito, faz um apelo para que os pais levem os filhos para vacinar. “A Poliomielite é uma doença grave, e pode levar a criança ao óbito”.

A criança pode tomar a vacina mesmo que esteja gripada ou com febre. Importante também que os pais levem o cartão de vacinação. “São apenas duas gotinhas da vacina e não têm contra-indicações”, explica Elizângela Brito.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil não há circulação do vírus da Poliomielite. Porém, a campanha é importante para manter o país livre da circulação do vírus que ocasiona a paralisia infantil.

A campanha nacional de vacinação vai até o dia 3 de julho. “Durante o ano, os postos de saúde do Município têm a disposição doses da vacina”, alerta Elizângela Brito.

A poliomielite é uma infecção grave que causa sérias lesões no sistema nervoso. As conseqüências mais comuns ocorrem nos membros inferiores.

Foto: Marina Silva / Arquivo

Vacina será aplicada em 87 postos -

Mais Notícias

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e propostas

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e pro...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.