Desfile reúne mais de 4 mil participantes

Iwwa Agência
Publicado 28/09/2012 05:09:46

Uma verdadeira aula pública, incrementada com dinamismo e interatividade. Assim pode ser definido o desfile cívico das escolas da rede municipal e de grupos culturais, em comemoração aos 254 anos de emancipação política de Camaçari.

Realizado na manhã desta sexta-feira (28/09) com o tema central Desafios da Educação, aproximadamente 1.200 alunos de nove unidades escolares participaram do evento. Somados aos grupos populares, demais instituições e fanfarras, a estimativa é de que 4 mil participantes tenham desfilado.

A avenida 28 de Setembro ficou repleta de pessoas ao longo do circuito. De acordo com estimativa da Coordenação de Eventos do Município, mais de 50 mil pessoas prestigiaram o ato cívico. Nem mesmo a chuva que caiu desanimou o público, que aplaudia entusiasmado a cada escola que se apresentava.

Marcado pelo capricho das fantasias e pelas surpresas, a novidade do deste ano ficou por conta dos carros alegóricos e de uma comissões de frente, que funcionaram como uma espécie de abre alas, decorados em referência aos três subtemas designados pela Seduc (Secretaria da Educação).

Abordando a Sustentabilidade para um mundo melhor, o Centro Educacional Yolanda Pires impressionou pelas performances teatrais e de dança. Como forma de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, os alunos do ensino fundamental 2 fizeram uma pequena encenação, na qual animais da fauna brasileira se uniam na tentativa de fugir da ação predadora dos caçadores.

Ainda com relação ao tema, as unidades escolares do Natal e Jorge Amado, esta última da rede particular, levantaram questões sobre a reciclagem de materiais, conservação de recursos naturais, os quatro elementos da terra, estações do ano, evolução do homem e povos indígenas.

Sobre as Inteligências emocionais para um mundo melhor, o Centro Educacional Assembléia de Deus e a Escola Municipal Joaquim Félix de Moraes levaram para a avenida mensagens referentes à cidadania, respeito às diferenças, paz, amor, fraternidade, miscigenação de raças e povos, além do esporte, como forma de educação. Elementos da cultura nordestina e o centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga foram destacados pela escola Denise Tavares.

A escola Alberto Brandão se apresentou à frente do carro alegórico Tecnologias para um mundo melhor, último subtema a desfilar pelo circuito. A escola Helena Celestino de Magalhães chamou a atenção do público com a ala dos robôs, na qual os alunos caracterizados realizaram uma performance com movimentos robotizados, além de terem abordado a aplicação das tecnologias nos âmbitos da saúde, educação, ciência e religião, dentre outros, através de um carro alegórico produzido pelos alunos e professores da unidade escolar, assim como placas temáticas.

A escola municipal Virgínia Reis, retratou o uso da internet, redes sociais, inclusão digital, globalização e evolução industrial.

O desfile também serviu como momento para homenagens. Na oportunidade, o prefeito Luiz Caetano, que assistiu emocionado ao desfile, recebeu placas de menção honrosa. O professor Allan Kardec, que há mais de 20 anos realiza trabalhos voluntários nas escolas relacionados às artes, também foi lembrado.

Passaram também pela avenida alas da Seduc, Defesa Civil, Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Cidade do Saber, Guarda Mirim, da cidade de Santo Amaro da Purificação, fanfarras, grupos culturais e folclóricos, associações, entidades, grupos esportivos e de capoeira.

ABERTURA

O desfile de 28 de Setembro foi iniciado com os hasteamentos da bandeira do Brasil, pelo prefeito Luiz Caetano, da Bahia, pelo comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, Demósthenes Pereira e de Camaçari, pelo titular da Seduc, Luiz Valter de Lima.

Na sequência se apresentaram a banda da Polícia Militar, Tiro de Guerra, Bombeiros Voluntários, 5º SGBM (Subgrupamento de Bombeiro Militar), homens do CIPE/PI (Companhia Independente de Policiamento Especializado – Polo Industrial) e da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional), Juizado da Infância e Juventude de Camaçari, além dos grupos de desbravadores da sede e orla do Município.

 

 

Slideshow | 8 fotos

Desfile reúne mais de 4 mil participantes

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.