Desfile em Vila de Abrantes abre festejos

Iwwa Agência
Publicado 17/09/2009 08:09:36

A rotina das escolas públicas municipais da orla de Camaçari não é mais a mesma, há algumas semanas. A aula passou a dividir espaço com os ensaios e confecção das fantasias para o desfile de Vila de Abrantes, neste domingo (20/09). É na localidade que começam os festejos de aniversário da cidade, comemorado no dia 28 de setembro.

Segundo Ana Beatriz Paixão da Silva, que pela primeira vez desfila pela escola Eliza Dias de Azevedo, a data mobiliza e cria expectativa em toda unidade de ensino. “Estamos ensaiando muito para fazer bonito na rua. Com uma saia branca e blusa amarela vou mostrar a luta da sociedade pela paz”, diz a estudante.

Nascida em Vila de Abrantes, a estudante Tahiane Brandão da Cunha, 12 anos, fala da responsabilidade em participar do desfile. “Me sinto orgulhosa em fazer parte dessa história, mas sei que a carga é muito grande. Além de tudo, ainda tem a emoção de abrir o cortejo da escola”, comenta.

Professora de Língua Portuguesa há 4 anos na Escola Eliza Dias, Cirleide de Oliveira Costa, se emociona ao lembrar que completou mais de uma década de participação no evento municipal.“Para mim nada é sagrado, só a data do desfile. A cada ano é uma sensação nova e diferente, que mobiliza não só a comunidade escolar, mas também a população local. Os alunos ficam tão emocionados que até me pedem para trazer acessórios e roupas para se enfeitar”.

A docente faz questão de falar dos estudantes do período noturno, que também ficam ansiosos para marcar presença nas ruas de Vila de Abrantes. Cirleide de Oliveira diz que “desde cedo, as turmas da noite pedem para serem encaixados no desfile. A festa eleva a auto-estima de todo mundo”.

O tema da instituição deste ano é A escola que nós queremos: cidadania, paz e família. A proposta, conforme o diretor Antônio Chagas, é fazer uma crítica a violência, convidar a família a participar mais das atividades escolares e sugerir propostas para o exercício da cidadania. A Eliza Dias de Azevedo possui 1127 alunos, nos três turnos.

O desfile de Vila de Abrantes começa às 14h, com um percurso de dois quilômetros, que sai da escola Darcy Mamede de Queiroz, segue pela Avenida Tiradentes, passa na rua Vieira de Melo e termina na praça da Matriz.

Participam 19 escolas municipais da orla, mais duas particulares, em um total de, aproximadamente, três mil alunos. Também marcam presença os Desbravadores, Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), Capoeira Engenho, Associação Progresso de Vila de Abrantes, além das fanfarras Estudantil de Vila de Abrantes (Fanesva), de Parafuso (Fanesp) e Estudantil de Camaçari (Fanesc).

O tema central do desfile em 2009 é A Escola como Ambiente de Aprendizagem, com subtemas que abordam a Cultura Popular, Contos Infantis, Valorização das Riquezas do Município, A Escola em Movimento, Contos de Fadas, Ética e Cidadania, Conhecendo e Convivendo com a Diversidade, Minha Saúde, Meu Tesouro e Conquistas e Transformações.

VILA DE ABRANTES
A história da ocupação do território de Camaçari remete aos primeiros anos da colonização, quando, em 1558, os padres jesuítas que reuniam índios das aldeias tupinambá criaram a Aldeia do Divino Espírito Santo. O grupo ficava instalado em uma capela de taipa, às margens do rio Joanes, sob o comando do padre João Gonçalves e o irmão Antonio Rodrigues.

Após a expulsão dos jesuítas, a aldeia passou à categoria de Vila por provisão do conselho Ultramarino, Alvará Régio de 27 de setembro de 1758, denominando-se Vila Nova do Espírito Santo de Abrantes – Vila de Abrantes.

A primeira composição administrativa (municipal) de Vila de Abrantes (sede), abrangia os distritos de Abrantes, Monte Gordo e Ipitanga (atual Lauro de Freitas). A Lei Municipal de 22 de março de 1920 criou o distrito de Camaçari, com território desmembrado de Abrantes.

Em 1938 é restituído o nome Camaçari, agora ampliado para todo o Município, mantendo-se os nomes das localidades Vila de Abrantes, Monte Gordo e Parafuso.

Slideshow | 4 fotos

Desfile em Vila de Abrantes abre festejos

Mais Notícias

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.