Desfile da Gleba E movimenta Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 07/09/2012 04:09:24

Os 190 anos da proclamação da Independência do Brasil foram comemorados em Camaçari com um verdadeiro exercício de cidadania e grande efervescência cultural. As escolas das redes pública e particular do Município realizaram o desfile cívico na manhã desta sexta-feira (07/09), no bairro Gleba E.

Para o prefeito Luiz Caetano, participar dos festejos cívicos é um orgulho. “Faço questão de prestigiar esse momento todos os anos. Os desfiles de 7 de Setembro são um sucesso e fazem parte da história do Município”.

Na oportunidade, o gestor municipal agradeceu a população e elogiou a Seduc (Secretaria da Educação) pela organização do evento, que este ano teve como tema principal Os Desafios da Educação para o Século XXI. “É importante trazermos este debate para descobrimos como podemos melhorar cada vez mais a educação da nossa cidade”, avaliou.

O evento foi iniciado com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari, ao som do hino nacional, seguido da Filarmônica 28 de Setembro e das apresentações do Tiro de Guerra, Bombeiros Voluntários, Defesa Civil e o 9º Grupo de Escoteiros Capuamy.

Como acontece todos os anos, a rua das Flores, trajeto do desfile, ficou completamente tomada pela multidão que acompanhava atenta a cada ala. A estimativa é de que cerca de 7 mil pessoas compareceram ao evento.

Para proporcionar ainda mais conforto à população, a arquibancada coberta teve a capacidade aumentada de 500 para 900 pessoas, em relação ao desfile do ano passado. Além da estrutura coberta montada especialmente para atender aos cadeirantes e pessoas com deficiência, com acesso através de rampa.

Por aproximadamente duas horas, 1.500 alunos de 13 escolas prenderam a atenção do público, com o colorido e criatividade dos trabalhos que traziam reflexões sobre a preservação do meio ambiente, consumo consciente de energia, reciclagem e reaproveitamento de materiais, cultura, religião, paz, sustentabilidade, cuidados com a saúde e alimentação, doação de órgãos, direitos e deveres das crianças, esporte, revolução industrial, tecnologia e literatura, dentre outros.

O centenário do escritor Jorge Amado também foi lembrado com a representação das obras mais famosas, a exemplo de Tieta do Agreste, Gabriela, Dona Flor e seus Dois Maridos, O compadre de Ogum e Capitães da Areia.

O coordenador de operações, Marcus Venícius Costa, 30 anos, declarou que faz questão de assistir ao desfile. Acompanhado da esposa Lucicleide, da irmã Ana Lúcia e do pequeno Marcus Filho, de 26, 14 e cinco anos, respectivamente. Morador do bairro Verdes Horizontes, ele disse que  “o evento mantém viva a história da pátria e fortalece o conhecimento e valorização do país”.

Além das alas das escolas, as fanfarras Fanesc (Fanfarra Estudantil de Camaçari), Anísio Teixeira, Fanjuc (Fanfarra Juvenil do Cesma), Ilda Leal Ulm e Joana Angélica, levantaram a plateia com evoluções animadas e contagiantes.

Considerada como um dos símbolos culturais de Camaçari, a Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) foi aplaudida de pé pelo público. A banda prestou uma homenagem ao prefeito Luiz Caetano ao executar a canção Gitá, do cantor e compositor baiano Raul Seixas.

O desfile da Gleba E, que neste ano completou 25 anos, foi encerrado com o desfile da equipe da Seduc e de grupos culturais da sede e da orla do Município, a exemplo do Espermacete e grupos de capoeira.

Participaram do evento as Escolas Municipais, Edelzuita Barreto Bahia, Experimental Professora Marina Tavares Cardoso, Anísio Teixeira, Sônia Regina de Souza, Ilda Leal Ulm (Caic), Professor José Alan Ribeiro Paz, Parque Verde, Centro de Educação Municipal de Camaçari (CEMC), além das unidades da rede particular de ensino, Escola Sistema Master (Cesma), King Kids, Toque de Fadas e Carpe Diem.

Compareceram ao desfile, os secretários municipais da Educação, Luiz Valter de Lima, da Habitação, João Bosco Quirelli, de Relações Institucionais, Djalma Machado, do Desenvolvimento do Turismo, Ivanildo Antonio, do Governo, Francisco Franco, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, da Saúde, Vital Sampaio, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Administração, Ednalva Santana, do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes, da Fazenda, Paulo Cézar Gomes, de Relações Internacionais, Raimundo Blumetti, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, João Ramalho, e de Serviços Públicos, Eduardo Magalhães, além dos deputados Estaduais, Luiza Maia (PT) e Bira Coroa (PT), o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, o tenente-coronel, Demósthenes Pereira, representantes de segmentos religiosos e comunitários.

 

Slideshow | 8 fotos

Desfile da Gleba E movimenta Camaçari

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.