Desfile Cívico destaca riqueza histórica e cultural de Vila de Abrantes

Ascom
Publicado 18/09/2022 12:09:13


O Desfile Cívico de Vila de Abrantes, realizado na manhã deste domingo (18/9), cumpriu com maestria o seu propósito: integrar as celebrações em alusão ao aniversário de emancipação política de Camaçari, agregando ainda mais significado à ocasião por meio da sua riqueza histórica e cultural. No lugar que foi berço do município, as performances dos pelotões adquiriram um brilho especial, provocando emoções impregnadas de tributos às origens e esperanças de um futuro repleto de sonhos realizados.

Promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), o evento evocou, de diferentes formas, e por variadas linguagens artísticas, o tema central dos desfiles cívicos, que é “Reimaginar o Futuro Presente Juntos – Camaçari 264 Anos”. A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a participação popular, lembrando que a atividade festiva retorna após dois anos de ausência. “É inestimável ver as pessoas celebrando juntas, retomando essa linda tradição, e aqui em Vila de Abrantes isso é ainda mais evidente, por sediar as origens da história que celebramos”, declarou.

Oito unidades da rede pública municipal de ensino participaram do desfile – as escolas municipais Fazenda Cajazeiras, Fonte da Caixa, Giltônia Pereira de Souza, Catu de Abrantes, Marquês de Abrantes e Eliza Dias de Azevedo, e as creches comunitárias conveniadas Senhora Santana e da Estiva – o que representa cerca de 2 mil estudantes levando alegria e reflexões, inspiradas na gratidão e na celebração da vida e dos recomeços.

Entre os alunos, o entusiasmo era evidente, como demonstra a estudante da Escola Municipal Fonte da Caixa, Taiana Araújo, de 11 anos, cujo pelotão ao qual integrava exaltava as belezas naturais de Camaçari. “Nossa cidade é linda e nosso pelotão buscou inspiração nas belezas da nossa terra, na fauna e na flora. É uma grande alegria celebrar a emancipação de Camaçari no bairro onde moro, junto com meus colegas”, afirmou. A aluna Raquel Gené, de 10 anos, da Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, tem opinião semelhante. “É sempre uma satisfação participar do desfile cívico, estava com saudade”.


Para a população de Vila de Abrantes, a oportunidade de celebrar o aniversário do município prestigiando o tradicional desfile cívico na comunidade também foi abraçada com animação. Para Daniela Santos, 31 anos, moradora do distrito, foi uma oportunidade de relembrar e criar novas memórias. “Vim ver os meus dois filhos desfilarem pela primeira vez, na verdade, meus três filhos, pois o que está a caminho também está aqui chutando”, disse a gestante, acrescentando que sempre participou dos atos cívicos na localidade.

Além das escolas, grupos culturais, fanfarras e bandas marciais, entre outras entidades, também participaram do desfile cívico que compõe as homenagens ao aniversário da cidade, celebrado no dia 28 de Setembro próximo, como Tiro de Guerra, Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, Juizado da Infância e Juventude e Defesa Civil.

Mais Notícias

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Inscrições para concurso de Cartão de Natal são prorrogadas até 7/12

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Idosos do Conviver têm manhã com música e muita animação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us