Atraindo centenas de pessoas, o desfile cívico em Vila de Abrantes, realizado neste domingo (24/9), foi uma oportunidade para comerciantes e ambulantes do distrito aquecerem as vendas. O evento, promovido pela Prefeitura de Camaçari, integra a celebração pelos 265 anos de emancipação política do município.
A baiana de acarajé Josélia Carvalho comercializa os quitutes há 20 anos na localidade, e quando a Praça da Matriz foi revitalizada, em junho de 2022, ela levou seu ponto de venda para o equipamento público. Para a empreendedora, o evento cívico é uma oportunidade de aumentar o lucro. “Sempre venho para os desfiles comercializar os meus produtos, porque é uma forma de aquecer as vendas e, todos os anos, o resultado é positivo”, disse.
Proprietária da Pizzaria e Restaurantes Kallabria, Vandelma Lima também vê nas celebrações uma forma de aumentar o rendimento. “Estamos aqui há seis anos e os desfiles sempre impactam na melhoria das vendas. Muito bom para o setor do comércio de Vila da Abrantes”, disse ela.
Para além dos comerciantes, o evento também é uma oportunidade para quem atua em outros segmentos ganharem uma renda extra. Alexandre da Silva é açougueiro, mas resolveu vir ao desfile para vender churrasquinho e bebidas. “Vim no ano passado e as vendas foram ótimas. Então, resolvi vir novamente e a expectativa é que supere o ano anterior”, afirmou.
Para organizar e fiscalizar os pontos comerciais durante o desfile, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), conta com 30 servidores operando no circuito, entre fiscais, administrativo, coordenação e diretoria.
Namucies de Souza, gestor da Diretoria de Ordem Pública (Dirop) da Sesp, explicou sobre a atuação do órgão. “Três dias antes do evento, uma equipe vem ao local para organizar os pontos onde os ambulantes podem ficar e conversar com os comerciantes para orientar sobre a proibição de itens, como garrafas, dentre outros”, destacou.






