Desenvolvimento sustentável é tema de encontro

Iwwa Agência
Publicado 12/07/2012 12:07:51

Neste sábado (14/7), acontece em Camaçari a apresentação do Programa Petrobras Agenda 21. O encontro será realizado às 9h, na Escola Municipal Jardim Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, sede do Município.

A iniciativa consiste em criar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável das áreas de atuação da empresa, sobretudo, com o auxílio dos moradores com opiniões sobre a realidade socioambiental das comunidades.

Para tanto, a aplicação do programa conta com a parceria de ONGs (Organizações Não Governamentais) e do poder público. No bairro Santo Antônio, bem como em mais 11 comunidades da Região Metropolitana, a iniciativa é coordenada pela ONG OCS Brasil (Organização, Comunidade e Sustentabilidade Brasil).

Com duração de 10 meses, dividido em cinco etapas, o Petrobras Agenda 21 teve início no Município, a partir de uma reunião, em maio deste ano, entre o prefeito Luiz Caetano e representantes do programa.

De acordo com a coordenadora do programa no Município, Fátima Falcão, o encontro de sábado finaliza a primeira fase do projeto, denominada Processo de Sensibilização. A segunda etapa será feita através de uma pesquisa de campo, cujo objetivo é gerar dados primários sobre a comunidade, por meio de entrevistas domiciliares.

Os passos seguintes consistem na elaboração do Diagnóstico Socioambiental Comunitário, realização de Reuniões Temáticas e do Fórum da Agenda 21 Comunitária. Este último servirá de base para a preparação, acompanhamento, avaliação e aprovação do documento Agenda 21 e do Plano de Desenvolvimento Sustentável Comunitário, que dará suporte para a aplicação das ações apontadas na Agenda.

A proposta é de que as ações sejam realizadas de forma multissetorial, com as participações da comunidade, do governo, da sociedade civil e do empresariado local.

AGENDA 21

A Agenda 21 é o principal resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – UNCED/Rio-92. Estratégico, o documento consiste em um programa de ações abrangentes para ser adotado global, nacional e localmente.

O objetivo é fomentar em escala planetária, um novo modelo de desenvolvimento que modifique os padrões de consumo e produção, no intuito de reduzir as pressões ambientais e atender as necessidades  básicas da humanidade.

A este novo padrão, que concilia justiça social, eficiência econômica e equilíbrio ambiental, convencionou-se chamar de Desenvolvimento Sustentável.

Foto: Divulgação

Programa Petrobras Agenda 21 -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.