Desenbahia disponibiliza recursos para microcrédito

Iwwa Agência
Publicado 20/05/2009 01:05:14

O Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia) vai repassar recurso para Camaçari através do Banco do Povo. A verba, de R$ 500 mil, tem o objetivo de incentivar o programa de microcrédito no Município.

O repasse foi acertado nesta quarta-feira (20/05), em reunião entre o Superintendente Estadual de Economia Solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Helbeth Oliva e a secretária do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade. Ainda ficou decidida, a realização de oficina de qualificação de gestores na área de corporativismo.

O projeto do Banco do Povo, firmado entre a Prefeitura e o Instituto de Economia Solidária (IES), tem o objetivo de garantir a auto-sustentação de empreendimentos de pequeno porte, formais ou informais, através da concessão de crédito.

O Banco do Povo assegura ainda, de forma gratuita, capacitação com aulas nas próprias comunidades, material didático e lanche.

ECONOMIA SOLIDÁRIA
Desde 2006, o Município tem um fundo de economia solidária que desenvolve formas de geração de renda. Os produtores se organizam em sistemas de autogestão e são responsáveis pelo empreendimento, que podem ser legalizados em forma de cooperativas, associações e empresas solidárias. O próximo passo será a criação de um conselho Municipal de Economia Solidária.

De acordo com Helbeth Oliva, os produtos precisam de qualidade para serem competitivos. “Para isso, existe o Centro Público de Economia Solidária que promove a formação técnica, gerencial e política dos empreendimentos”, explica.

Os Centros são estruturas multifuncionais, que visam suprir os entraves que envolvem os empreendimentos da economia solidária, disponibilizando estruturas e serviços especializados.

Foto: Carol Garcia

Reunião foi realizada na Secretaria do Desenvolvimento Social -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores de RHs

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores d...

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barra do Jacuípe

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barr...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.