Denny comemora os 20 anos da Casa da Criança

Iwwa Agência
Publicado 23/08/2009 03:08:15

A comemoração dos 20 anos da Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari foi marcada por muitas surpresas. A festa, realizada na tarde de sábado (22/08), contou com a presença de pais, professores, alunos e ex-alunos como o timbaleiro Denny.

Durante toda a tarde o público assistiu apresentações dos grupos de balé, capoeira, canto e coral, dança contemporânea, percussão, através da Banda Mirim de Camaçari.

Jovens de várias idades participaram de oficinas de saúde e higiene bucal, de reciclagem e pintura facial. Doces e brindes como bonecas, bicicletas, aparelhos de DVD também alegraram à tarde.

Criada em 22 de agosto de 1989, a Casa da Criança e do Adolescente já beneficiou milhares de jovens entre 7 e 17 anos. O projeto proporciona através da arte, cultura e educação, alternativas importantes para a formação pessoal e profissional de centenas de pessoas.

A proposta é levantar a autoestima dos alunos e proporcionar melhores condições de vida às novas gerações.

Atualmente, a instituição atende 840 pessoas, e promove inclusão social não só dos jovens, mas dos pais dos alunos. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, a Casa da Criança acolhe toda a família com qualificação profissional e acompanhamento psicossocial. “O projeto é um instrumento de resgate da dignidade e da cidadania”, explica.

Para a aluna de canto e balé, Giúly Fagundes Guerra, 11 anos, fazer parte da Casa da Criança é motivo de orgulho. E acrescenta, “Estou aqui há pouco mais de um ano e já posso dizer que esta é minha segunda casa”.

Para dá acesso às pessoas mais carentes, os cursos da Casa da Criança e do Adolescente, foram estendidos às comunidades mais distantes. O primeiro núcleo funciona no bairro Cristo Redentor, e até o final de outubro a localidade do Jardim Limoeiro também será beneficiada.

Ainda neste ano, o bairro Parque das Mangabas e o distrito de Vila de Abrantes vão ganhar núcleos da instituição. A iniciativa leva as atividades para um maior número de jovens, e contribui na formação das novas gerações, além de mantê-los longe da criminalidade e da violência.

HISTÓRIAS DE SUCESSO
A Casa da Criança e do Adolescente tem muita história de sucesso. Dezenas de jovens se projetaram profissionalmente através da instituição. Nomes como Xexeu, Renatinho da Bahia (ex-integrante do É o Tchan), Val (cantor do grupo Canto Samba), e Denny (vocalista da Timbalada) fizeram parte do projeto e construíram uma trajetória de sucesso.

O locutor e mestre de cerimônia da Prefeitura de Camaçari, Ednaldo de Souza, mais conhecido como Dado Dinamite, também fez parte da família Casa da Criança. Para o radialista, foram sete maravilhosos anos, de muito aprendizado. “Foram anos decisivos, e que contribuíram para eu descobrir paixões como o teatro”, declara.

Dado faz parte do Grupo de Teatro Resistência, também de Camaçari. Atualmente, o também ator, contracena na peça Medeia In Process.

Outra história que muito orgulha a equipe da Casa da Criança é a do regente da Banda Mirim e ex-aluno da Casa, Douglas Barper. O músico diz que ingressar na Casa da Criança, foi um presente. O professor garante que tudo começou graças a um pedido de aniversário a mãe. “Lembro como se fosse hoje quando pedi de presente para minha mãe que me matriculasse na Casa da Criança”, diz.

Douglas ingressou na instituição aos 7 anos. Em 17 anos, o professor só conseguiu ficar distante do projeto por três anos, mas voltou logo em seguida, e para assumir a função de regente da Banda Mirim. “Olho para trás e para os meus alunos e tenho a sensação do dever cumprido”.

Slideshow | 2 fotos

Denny comemora os 20 anos da Casa da Criança

Mais Notícias

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.