Definidas ações para a etapa estadual

Iwwa Agência
Publicado 19/10/2011 02:10:07

O segundo e último dia de atividades da 8ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente de Camaçari reuniu cerca de 200 jovens na Casa da Criança e do Adolescente. Na ocasião, foram definidas as propostas para construção do Plano Decenal e eleitos os delegados que irão representar o Município na Conferência Territorial, prevista para acontecer em novembro, em Salvador.     

As atividades desta quarta-feira (19/10) começaram às 8h30, com um café da manhã para os participantes e com apresentações culturais dos alunos das aulas de balé e hip-hop da Casa da Criança e do Adolescente. Em seguida, foi realizada a plenária final para validação das propostas deliberadas pelos cinco grupos temáticos.

Na oportunidade, foram eleitos 16 delegados, sendo cinco adolescentes, quatro representantes do CMDCA (Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente), dois representantes dos conselhos setoriais de Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Alimentar e da Mulher, um representante da Justiça, dois representantes de entidades governamentais e dois representantes dos Conselhos Tutelares. 

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, o evento superou as expectativas, pois teve uma imensa participação popular. “É satisfatório ver que eles compreenderam a proposta da Conferência e estão contribuindo para a construção de políticas públicas para a criança e o adolescente”. A secretária também ressaltou que os principais temas abordados pelos jovens foram das áreas da educação, cultura e lazer.   

Segundo o presidente do CMDCA, Antonio Costa, esta Conferência tem um caráter diferente das outras. “Nesta, a discussão é para avaliar formas de mobilização e implementação das leis já existentes”, destacou.      

Os adolescentes Myke Barroso, Milena Lucena e Lucas Muniz, todos de 17 anos, participaram do eixo temático Promoção dos direitos de crianças e adolescentes. O grupo sugeriu que fosse implementada a disciplina de Direitos da Criança e do Adolescente no ensino médio e oferecido um curso técnico em paralelo ao ensino regular. Para Myke Barroso, esta é uma grande oportunidade dos jovens participarem da discussão e da criação das políticas públicas voltadas para o grupo.

A 8ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente teve como tema Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes. Os cinco eixos temáticos abordados foram: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes, Proteção e defesa de direitos, Protagonismo e participação de crianças e adolescentes, Controle social da efetivação dos direitos e Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e de adolescentes.

Slideshow | 5 fotos

Definidas ações para a etapa estadual

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.