Defesa Civil trabalha em regime de plantão

Iwwa Agência
Publicado 08/04/2010 04:04:59

Graças ao trabalho preventivo realizado pela Prefeitura, a chuva que cai em Camaçari desde a tarde de quarta-feira (07/04) não trouxe grandes impactos para os moradores. Em 2004, foram 28 mil pessoas atingidas pelos alagamentos no Município. Em 2009, esse número caiu para apenas 17 famílias, cujas casas foram condenadas e os donos dos imóveis receberam auxílio-aluguel do governo municipal.

Com o objetivo de prevenir mais danos, a Defesa Civil montou um esquema de prontidão e trabalha em regime de plantão de forma integrada com diversas secretarias municipais. São três equipes atuando na sede e uma na orla, em atendimento aos chamados feitos através do telefone de emergência, que funciona durante 24 horas no número 199.

Ao todo, mais de 100 profissionais do Município e empresa terceirizada trabalham na dragagem de rios, monitoramento e desobstrução das vias públicas e rede de esgoto. Os técnicos contam com pá carregadeira, caçambas e equipes para auxiliar na retirada do barro. Além disso, a Defesa Civil disponibiliza quatro viaturas pequenas, dois caminhões tanques, dois caminhões de apreensão de animais, dois carros-pipa e um carro Jet (utilizado para desobstrução de rede).

A Defesa Civil ainda montou um esquema de vigilância especial, com o apoio dos serviços de meteorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Climatempo e a Defesa Civil do governo federal. Pelo sistema de vigilância, o sinal de alerta sobre a possibilidade de forte chuva é dado com antecedência.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Maurício Bonfim, as principais ocorrências estão relacionadas a pequenos alagamentos, queda de árvores e pedido de lonas. As medidas preventivas começaram desde o mês de fevereiro, com o mapeamento das áreas de risco e de prováveis pontos de alagamento.

PREFEITO VISTORIA
Mesmo com todas as medidas de prevenção adotadas pelo governo municipal, o prefeito Luiz Caetano, preocupado com os efeitos da chuva sobre a população, percorreu nesta quinta-feira (08/04) toda a cidade, acompanhado de técnicos da Prefeitura, a fim de identificar possíveis pontos críticos e tomar as providências necessárias, imediatamente.

Logo depois, o prefeito reuniu com secretários de diversas pastas, para discutir a situação, analisar o quadro atual e definir as novas medidas que serão tomadas para garantir a tranqüilidade da população no período de chuva em Camaçari.

Apesar do fornecimento de energia elétrica ser de responsabilidade da Coelba, a Defesa Civil, através da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), também entrou em contato com a companhia para solucionar a queda do fornecimento em alguns pontos da sede de Camaçari.

Maurício Bonfim chama atenção da população para o despejo do lixo nos rios e vias públicas, principalmente porque a previsão da Agência ClimaTempo é de 86 milímetros de chuva para esta quinta-feira (08/04). De sexta-feira (09/04) até domingo, os índices variam entre 30, 29 e 20 milímetros, respectivamente.

INVESTIMENTOS PÚBLICOS
As obras realizadas pela Prefeitura contribuíram para preservação do meio ambiente, garantindo, por exemplo, a redução do assoreamento do Rio Camaçari e da poluição, melhoria da qualidade do ar e diminuição do aquecimento global.

Dentre os investimentos estão a recuperação do Morro da Manteiga e plantação de biomanta, iniciadas em 2008, dragagem do Rio Camaçari, desobstrução de canais e drenagem na praça dos 46, que antes ficava completamente alagada.

Também estão incluídas a construção de passagens pluviométricas, obras de infra-estrutura e de prevenção em toda a cidade, construção do Canal da Manoela, que beneficiou mais de 15 mil pessoas, contenção de encostas no Alto dos Noivos, recuperação preventiva de bueiros metálicos da avenida Radial C, limpeza e dragagem de rios, riachos, bocas de lobo, bueiros, valas e redes pluviais, retirada do lixo das vias de escoamento e obras de drenagem em todas as localidades da orla.

Foto: Nelinho Oliveira

A Defesa Civil permanece em regime de plantão -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.