Defesa Civil simula evacuação

Iwwa Agência
Publicado 19/11/2014 02:11:17

Os moradores do bairro Mangueiral acordaram nesta quarata-feira (19/11) com o propósito de participar da simulação de evacuação da área, realizada das 9h30 às 10h30, sob a coordenação da Defesa Civil. Desenvolvido tecnicamente pelo Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), o simulado faz parte do PEC (Plano de Emergência da Comunidade) e tem o objetivo de educar e conscientizar a população do entorno do Polo Industrial como agir diante de uma situação de emergência.

“Quando o sinal tocou às 9h30 eu desliguei o botijão, a geladeira, tirei tudo da tomada, como eles ensinaram à gente. Eu fechei a casa, peguei minha neta e vim. Aí a Defesa Civil mostrou para que lado ir e eu segui. Acho importante participar, porque se acontece de verdade a gente não se desespera”, relatou a aposentada Marilene de Souza Silva, de 63 anos, moradora da rua Rio Bandeira. Ela vive no bairro desde 1975 e esta é a primeira vez que participa de uma ação dessa natureza.

Após o soar do alarme, a população seguiu em direção à rua do Mangueiral, passou pela rua Joinville e se aglomerou na praça da Lua. O trecho de acesso ao local pela avenida Tupinambás (antiga Radial B) foi interditada, para evitar que os moradores seguissem o percusso errado. Por todos os trechos os moradores foram orientados por 26 profissionais da Defesa Civil, 14 agentes da STT (Superintendência de Trânsito e Transporte), 20 membros do Nudec (Núcleo de Defesa Comunitária) e 20 soldados do Tiro de Guerra de Camaçari.

Na praça da Lua, uma unidade de atendimento básico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estava pronta para prestar os serviços, que poderiam ser necessário em uma situação real de evacuação. Aglomerados na praça da Lua, a população soube o que seria feito a partir dali. Todos se dirigiriam para o Espaço Camaçari, que está mais distante do Polo Industrial e uma nuvem de gás nocivo teria os efeitos reduzidos, por exemplo.

O PEC foi preparado para Camaçari e Dias d´Ávila, que inclusive foi representada pela Defesa Civil do município. O plano articula empresas, órgãos municipais, polícias Civil e Militar, incluindo Corpo de Bombeiros, e lideranças de bairros para eventuais situações de emergência.

O treinamento será gradativo e deve atingir 20 bairros. As medidas vão ao encontro dos passos necessários adotados no Município com a pactuação da Campanha Mundial de Redução de Desastres, Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando, assinado em setembro deste ano. 

Slideshow | 7 fotos

Defesa Civil simula evacuação

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.