Defesa Civil retira embarcações à deriva em Arembepe

ASCOM
Publicado 28/06/2021 03:06:18

Desde a tarde de domingo (27/6), a Prefeitura de Camaçari, através da Defesa Civil, coordenação vinculada a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), tem dado suporte aos pescadores de Arembepe que, devido à ressaca do mar ocorrida neste fim de semana, tiveram suas embarcações danificadas.

Muitos barcos que estavam à beira-mar não suportaram a força da maré e ficaram à deriva, além disso, muitos deles avançaram sentido o calçadão. Diante do perigo, a Defesa Civil e pescadores da região providenciaram uma pá carregadeira para a retirada dos barcos da areia, a fim de evitar mais prejuízos aos pescadores e barraqueiros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, oito embarcações foram retiradas e serão realocadas, ou seja, apenas 30% dos barcos poderão voltar ao mar, mas somente após uma minuciosa avaliação. “Inicialmente, as embarcações não serão devolvidas ao mar, devido ao mau tempo que ainda atinge a região. Só poderão voltar à ativa caso percebamos que não há mais riscos para os pescadores, isso vai depender da vistoria que será realizada em cada barco e do tempo nos próximos dias”, explicou.

A Defesa Civil esteve de plantão durante todo o fim de semana, tendo em vista o comunicado da Marinha que emitiu um alerta meteorológico com previsão de ressaca entre as manhãs dos dias 26 e 28 de junho, por conta da mudança de clima. A ressaca foi resultado de uma frente fria que se deslocou sobre o Oceano Atlântico.

Após as ações realizadas em Arembepe, a Defesa Civil juntamente com a titular da Sesp, Arlene Rocha, vistoriaram também a praia de Jauá que, devido a força do vento que atingiu 70km/h, teve o letreiro arrancado. O resto do equipamento foi recolhido pela equipe, a fim de evitar acidentes.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão é de chuvas leves para os próximos dias, até quinta-feira (1º/7), com temperaturas variando entre 22° e 27° graus.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.