Defesa Civil remove mais 4 moradias no Jardim Brasília

ASCOM
Publicado 05/08/2022 01:08:57

Dando continuidade às ações de proteção à vida, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) deu início à retirada de quatro unidades residenciais no bairro Jardim Brasília, localizadas em área de risco iminente. O trabalho teve início na manhã desta sexta-feira (5/8), e segue até as 17h de sábado (6/8).

Um levantamento técnico feito na localidade deu o suporte à intervenção da Compdec. Através deste instrumento, foi reconhecida a acentuada vulnerabilidade da área, em função de alterações do volume de água do Rio Camaçari, sobretudo nos períodos de fortes chuvas. Tal fato reflete diretamente no agudo processo de erosão que vem atingindo o solo da região, o que submetia os moradores das casas, construídas à beira daquele rio, um alto grau de risco.

Segundo Ivanaldo Soares, coordenador do órgão, o objetivo da intervenção é reduzir o perigo de desastres. “Desde que iniciamos esse trabalho em 11 de maio, após as fortes chuvas de abril, já removemos mais de 90 imóveis. Resta uma faixa de 12 a 13 para retirar ainda, o que queremos fazer dentro dos próximos 15 dias”, declarou.

Para execução dos trabalhos, estão sendo utilizadas uma escavadeira e uma retroescavadeira, além de quatro caçambas. A operação conta com 12 agentes da Compdec, além do apoio direto da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). A ação tem respaldo no artigo 5º da Lei Federal n.º 12.608, de 10 de abril de 2012. Segundo o ordenamento, rege a política nacional de proteção e defesa civil à redução de riscos de desastres, promovendo a continuidade de ações de segurança à vida e proteção da população.

Luís Fernando Alvim, fiscal operacional da Secretaria da Infraestrutura, destaca que o tom do trabalho realizado na comunidade, cujas casas tangenciam o rio, tem sido de alerta, de conscientização e, sobretudo, de solidariedade e respeito. “Cada um tem uma história de vida, um precedente de lutas para adquirir e construir esses imóveis, e a gente tem que ter essa sensibilidade. Nós, como Seinfra, somos orientados a realizar um trabalho tendo cuidado com o outro, pois precisa dar suporte para que o problema seja de fato resolvido.”

Segundo a Compdec, todos os moradores da área de risco foram retirados previamente. Desde o início do trabalho de intervenção, eles vêm sendo assistidos pela ação conjunta das secretarias do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), da Habitação (Sehab), da Seinfra, e pela Defesa Civil de Camaçari.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa pelo Intermunicipal

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa...

Eleita nova composição do Conselho de Cultura

Eleita nova composição do Conselho de Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us