Defesa Civil fiscaliza praias de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 18/07/2008 01:07:08

Com 42 quilômetros de litoral – é o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Salvador – Camaçari disponibiliza, a cada dia do final de semana ou feriado, um total de 36 profissionais para o trabalho de salva-vida nas praias do Município. Isso durante o inverno, porque na alta estação, no verão, o contingente é reforçado – chega ao dobro -, por causa do aumento no fluxo de banhistas e principalmente de turistas.

O serviço de salva-vida é oferecido nas praias mais procuradas. São três postos em Jauá, nas praias do Grilo, Papagaio e Sororoca, quatro em Arembepe, no Projeto Tamar, Piruí, Igrejinha e Banheiro, dois em Jacuípe, em Igreja e Barra, três em Guarajuba, em Genipabu, Laguna e Praianha, três em Itacimirim, em Hotel Velho, Espera e Fronteira, um na praia de Busca Vida e um no Emissário.

Em cada posto trabalham entre dois a três profissionais, que informam sobre a segurança nas praias, horários de baixa e alta da maré. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Silvestre de Almeida Oliveira, todas as praias são monitoradas e estão sinalizadas com placas informando sobre os perigos para o banho.

Os salva-vidas trabalham com equipamentos que vão desde bóias e pranchões de resgate, nadadeiras, óculos, binóculos e, em Jacuípe, com um bote a motor.

A Defesa Civil também possui uma equipe de cinco pessoas que circula em viatura padronizada, por toda orla, para fiscalizar o trabalho do Salvamar. No final do dia são feitos boletins, com informações que vão desde a chegada nos postos até o término das atividades.

Segundo Silvestre de Almeida, o salva-vida passa por treinamento e capacitação continuada e teste de aptidão física no mar, condicionamento e resistência física para nado, conhecimento de tábua de maré e atendimento pré-hospitalar, além de teste de flutuabilidade para proporcionar um bom atendimento aos banhistas e turistas.

Foto: Marina Silva / Arquivo

Estrutura garante trabalho mais eficaz para os salva-vidas -

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us