Defesa Civil entra na campanha contra dengue

Iwwa Agência
Publicado 21/11/2008 10:11:04

As ações de combate à dengue em Camaçari vão contar com reforço da Defesa Civil. O acordo foi firmado, esta semana, com o Centro de Controle de Zoonoses do Município (CCZ), que a partir de dezembro intensifica o projeto Dengue Fora Daqui em Barra do Pojuca e Nova Vitória.

Em ambas as localidades, serão realizados mutirões para retirada de depósitos inservíveis (latas, garrafas, potes, pets), onde são mais comuns a presença de larvas, além de distribuição de capas para tonéis e panfletos educativos.

Em Barra do Pojuca, as atividades estão programadas para 2 e 3 de dezembro, seguindo para o bairro Nova Vitória, nos dias 4, 5 e 6/12.

Todos os mutirões são definidos juntamente com as lideranças comunitárias, agentes comunitários de saúde, supervisores, igrejas, secretarias municipais, mais a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), responsável pela coleta dos criadouros. O objetivo é informar sobre as maneiras de proliferação do mosquito Aedes Aegypti e discutir alternativas de intervenção nos bairros.

VISITAS
Durante as visitas às residências os agentes comunitários de saúde fazem monitoramento dos estabelecimentos, tratamento dos reservatórios de água, inspeção para detecção dos focos da dengue e presta informações de como prevenir a propagação do mosquito.

Os profissionais também alertam que para o combate ao Aedes Aegypti são necessárias medidas simples como lavar os pratos dos vasos de plantas, guardar as garrafas vazias e de cabeça para baixo, limpar as paredes internas dos depósitos de água, não jogar lixo em terrenos baldios, cobrir os pneus e guardá-los em locais fechados.

Segundo informações da CCZ, a maior predominância do mosquito está em depósitos de água como tonéis, tanques e barris localizados nas residências, que respondem por 90% dos focos.

Foto: Marina Silva / Arquivo

Tanques e tonéis de água representam 90% dos focos -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.