A Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação da Defesa Civil (Codec), promoveu nesta sexta-feira (05/06), palestra sobre a venda e manuseio de fogos de artifícios. O encontro serviu para esclarecer dúvidas dos comerciantes e mostrar os perigos da venda irregular.
A palestra foi realizada pelo capitão do Corpo de Bombeiros, Lanusse Araújo, especialista em produtos perigosos e resgates especiais.
Durante a explanação, o oficial chamou a atenção para a prevenção, normas e os cuidados que devem ser tomados na comercialização dos produtos. Os fogos de artifício serão vendidos, neste ano, nos bairros Alto da Cruz e Gleba A.
Para comercializar os produtos, as barracas devem manter cinco metros de distância, sendo obrigatório também o uso de dois tipos de extintores de incêndio, o de água pressurizada e outro com pó químico. Os fogos nunca devem ser armazenados em barracas de madeiras, palha ou lona. As construções têm que ser, preferencialmente, de alvenarias, lembra Lanusse Araújo.
A comerciante Josenilda do Nascimento, moradora do Jardim Brasília, fez questão de comparecer a palestra em companhia da filha Mayara, de 10 anos. É importante que ela conheça os perigos dos fogos de artifícios, disse.
As pessoas que queiram comercializar fogos em Camaçari devem residir no Município e solicitar autorização para funcionamento de atividade comercial junto a Central de Atendimento Municipal (CAM).
A documentação será avaliada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e liberada, após a vistoria da Codec.
Estiveram presentes na palestra, o secretário Extraordinário de Relações Institucionais, Ademar Lopes, o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim, os coordenadores de Fiscalização da Sedur e da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), Usias Silva e Edemir Jacinto, respectivamente, e membros da Defesa Civil de São Francisco do Conde e Candeias.

Trabalho educativo da Defesa Civil ajuda a evitar acidentes -