Defesa Civil do Município é elogiada

Iwwa Agência
Publicado 06/03/2014 05:03:09

“Camaçari é uma cidade exemplo em gestão de Defesa Civil”. A afirmação foi feita pela representante da Comissão Organizadora da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, Rute Carvalhal, uma das palestrantes da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Território Metropolitano de Salvador, realizada na manhã desta quinta-feira (06/03), em Camaçari.

Na palestra de Rute Carvalhal, que é engenheira civil e de segurança, foi abordado o tema Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes. “Os projetos de cidades resilientes representam uma tendência mundial proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas), que visam estimular o desenvolvimento sustentável e municípios planejados que suportem o desastre com redução de perdas bruscas e danos à população”.  

Os participantes aprofundaram o conhecimento também sobre Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil, através da palestra ministrada pelo coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, Paulo Sérgio Luz. Ele abordou assuntos como a importância de utilizar dados científicos e falou de ações realizadas para nortear as políticas públicas de municípios, estados e união, principalmente nas ações de precaução e riscos de desastres.

Outro tema abordado na conferência foi a Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. A palestra foi ministrada por Luiz Carlos Caetano, ex-prefeito de Camaçari. Ele falou sobre como os municípios, estados e união podem estruturar um órgão da Defesa Civil citando ações de planejamento, equipe, recursos e estrutura.

O evento também tratou do tema Gestão integrada de riscos e resposta a desastres. Na oportunidade, Ademar Lopes, que foi coordenador da Defesa Civil de Camaçari durante quatro anos, ministrou a palestra e falou da importância da Intersetorialidade na gestão da Defesa Civil.

As palestras com os quatro eixos temáticos estavam relacionados ao tema central da Conferência que é Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional. No período da tarde, os participantes formaram Grupos de Trabalho para aprofundar as discussões e criar as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, prevista para ocorrer na próxima semana, em Salvador. 

Slideshow | 4 fotos

Defesa Civil do Município é elogiada

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.