Defesa Civil dá início a Operação Guarda-Chuva

Iwwa Agência
Publicado 03/04/2009 12:04:13

Dando continuidade a Operação Guarda-Chuva, implantada em 2005, a Coordenação de Defesa Civil em parceria com todas as secretarias municipais está preparada para enfrentar as chuvas.

No momento, o trabalho está voltado para as obras de esgotamento sanitário que são realizadas no Município, com limpeza de canais, bocas de lobo, canaletas, valas, margens dos rios e drenagem. A intenção é evitar possíveis alagamentos.

O telefone de emergência 199 continua funcionando 24 horas gratuitamente para atender as ocorrências da população. Uma equipe de 40 pessoas trabalha em regime de turno das 7h às 19h e das 19h às 7h, para atender a comunidade da sede e orla, fazendo o trabalho de rotina no combate a incêndio, construção de muros de contenção e limpeza de encostas.

O trabalho ainda inclui apreensão de animais, poda de árvores, abastecimento e retirada de lixo das vias de escoamento para permitir que a água passe livremente. Com a colaboração de toda administração municipal, os agentes fazem visitas a comunidades com possibilidade de acidentes e desratização das casas.

A Defesa Civil montou um esquema de vigilância especial, com o acompanhamento do serviço de meteorologia da Climatempo para verificar a previsão pluviométrica diária. O sinal de alerta sobre a possibilidade de fortes chuvas será dado com três dias de antecedência.

Segundo o coordenador geral, Maurício Bonfim, as medidas adotadas pelo governo através das intervenções feitas no Município diminuíram os problemas que existiam antes no período das chuvas. “Nós estamos preparados com todo contingente. A parceria com as Secretarias e Limpec ajuda a enfrentar o período que se aproxima. A população pode ficar tranquila”, diz.

COMBATE A DENGUE
Trabalhando junto com a Secretaria da Saúde (Sesau), a Defesa Civil também está na campanha de combate a dengue disponibilizando o telefone 199 para as denúncias de focos do mosquito.

O órgão também acompanha os agentes de endemia nas visitas domiciliares, mutirões nos bairros e distribuição de panfletos educativos.

Foto:

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.