Defesa Civil captura animais em vias públicas

Iwwa Agência
Publicado 08/08/2008 09:08:17

A apreensão de animais em locais públicos, como ruas e estradas, faz parte das atividades da Coordenação de Defesa Civil de Camaçari. Recentemente, foram apreendidas 15 cabeças de boi na Via Parafuso.

Diariamente, o órgão faz a captura dos animais através de solicitações pelo telefone 199. A ligação é gratuita.

As operações são realizadas com dois caminhões gaiola, específico para o transporte de quadrúpedes, e uma equipe de seis pessoas. Uma turma de seis motoqueiros reforça o quadro de pessoal, circulando das 8h às 18h, entre os principais acessos da cidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Silvestre de Almeida de Oliveira, a maioria das apreensões é de cavalos que ficam soltos principalmente à noite no centro de Camaçari. Eles são encaminhados para o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e liberados após pagamento de taxa. “Geralmente são animais mal tratados, não vacinados contra doença infecto-contagiosa e vivem espalhados por todo lugar”.

Segundo ele, os lugares mais problemáticos são a BA 512, mais conhecida como Cascalheira, a Via Parafuso, a Henry Ford, a avenida que leva à Ford e o centro da cidade. Entre os bairros, a maior incidência no Parque Verde e Gleba E.

Para solucionar o problema, a Defesa Civil sugere a criação de um curral comunitário, onde os animais possam passar à noite, com pastagem e cerca de proteção, além de identificação com placas presa ao animal com o nome do proprietário, a inscrição ou cadastro.

VENENOSOS
A Coordenação de Defesa Civil também faz apreensão de animais venenosos, como aranhas, escorpiões e serpentes. Eles são devolvidos ao habitat natural e entregues ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A última captura foi uma jibóia de dois metros e meio, no quintal de uma casa, na Via Cascalheira.

Foto:

Captrura pode ser solicitada pelo telefone199 -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nesta quarta (29)

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nest...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.