Os jovens que integram o projeto Resgate da Cidadania – Defesa Civil Mirim vão participar domingo (28/09) do desfile cívico em comemoração aos 250 anos de Camaçari.
Lançado durante as comemorações do ano passado, o projeto formou uma turma de 30 alunos da escola Helena Celestino Magalhães e hoje atende 60 estudantes do Centro Educacional Maria Quitéria.
Destinado a alunos de escolas públicas municipais com idade entre 12 e 15 anos, o projeto visa desenvolver ações de apoio sócio-educativo. A capacitação, respaldada pela lei 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente, tem duração de seis meses, com 180 horas/aulas.
A seleção da escola atendida pelo projeto é feita pela Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc), já a participação dos alunos se dá através do sorteio em sala de aula. As 10 vagas são destinadas aos alunos que apresentam os melhores rendimentos escolares.
A grade curricular engloba aulas de noções básicas de defesa civil, primeiros socorros, salvamento, combate a incêndio, prevenção de acidentes, assim como, higiene e saúde, ecologia e meio ambiente, esportes, arte e cultura, ética e cidadania. Além das aulas, no início da capacitação os alunos realizam um trabalho de integração e passam por avaliação física e psicológica.
Ao término do curso, os alunos integram a Defesa Civil até completarem 18 anos. Eles atuam como representantes mirins em solenidades, desfiles e eventos técnicos, a exemplo de simulados.

Curso ensina noções de primeiros socorros a estudantes -