Decreto exclui festejos públicos até março de 2022

ASCOM
Publicado 25/11/2021 04:11:14

Com o objetivo de conter o avanço da Covid-19, a Prefeitura de Camaçari, por meio do trabalho em conjunto e o compromisso firmado entre os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e o Governo do Estado, publica nesta quinta-feira (25/11), no Diário Oficial do Município (DOM) n.º 1.795, o Decreto n.º 7659/2021, que dispõe, especificamente, pela exclusão do calendário, os eventos públicos a serem realizados nos meses de dezembro de 2021 a março de 2022.

Conforme o documento, ficam cancelados os eventos públicos de comemoração ao Réveillon, Feira Pôr do Sol, além das tradicionais lavagens, que acontecem em Barra do Pojuca, Monte Gordo, Vila de Abrantes, Jauá e Arembepe. No entanto, mantém-se a possibilidade da realização de eventos privados, desde que sejam atendidas todas as medidas de prevenção exigidas pelas legislações Municipal e Estadual vigentes.

A medida se dá sobre as ações de combate à disseminação do coronavírus, conforme o Decreto n.º 20.897, de 24 de novembro de 2021, do Governo do Estado, a qual decorre da constatação do aumento do número de casos ativos e taxa de transmissão da Covid-19 na Bahia.

A nova determinação foi tema de reunião na tarde desta quinta-feira (25/11) entre o prefeito Elinaldo Araújo, o secretário e subsecretário da Saúde, Elias Natan e Luiz Duplat, respectivamente, além de dirigentes do corpo técnico da Secretaria da Saúde (Sesau).

Na ocasião, o gestor municipal pontuou que a administração municipal lamenta a adoção da medida de cancelamento dos referidos eventos. Mas destacou que, de forma preventiva, Camaçari trabalhará na perspectiva de salvar vidas e fortalecerá as ações para o retorno das comemorações do São João, em 2022. “A batalha ainda não está vencida e Camaçari não andará na contramão das decisões do Estado. Vamos trabalhar em parceria, conforme solicitação do governador da Bahia, Rui Costa, no combate à Covid-19”, explicou o prefeito.

Ainda de acordo com Elinaldo, a determinação serve também como prevenção para manter o andamento crescente da economia no município sem que sejam necessárias a tomada de medidas mais duras, que culminem em um novo fechamento do setor.

Diante disso, Camaçari se antecipou e conforme o Decreto n.º 7599/2021 de 21 de agosto, tornou obrigatório a vacinação contra a Covid-19 na administração municipal, para os servidores diretos e indiretos. A medida visa garantir o adequado funcionamento dos serviços públicos em geral e de preservação da saúde pública.

O secretário Elias Natan falou que, seguramente, a atitude tomada pelo prefeito Elinaldo foi a mais acertada e que ele, numa postura inédita, saiu na frente e determinou a exclusão desses eventos públicos. “Estamos acompanhando os índices e, em virtude do cenário epidemiológico do Estado, embora em nosso município exista uma estabilidade dos casos, o momento é de se ter muita observância às medidas sanitárias. O cenário ainda não propicia a flexibilização para aglomeração de pessoas, sobretudo, em festas públicas. A prefeitura está de parabéns por essa postura decisiva e necessária para preservar a vida das pessoas”, ressaltou.

Além disso, o município continua com plantões de vacinação na cidade para aplicação da primeira e segunda dose, assim como do reforço. A gestão segue com o apelo para que todos se vacinem, usem máscara e higienizem as mãos.

Ainda participaram da reunião, o secretário de Governo, José Gama Neves, e gestores de diversos departamento da Sesau, como da Diretoria da Vigilância à Saúde (Divisa), Alcione Vasconcelos, a diretora de Planejamento da Sesau, Tamy Fonseca, a responsável pela Diretoria de Atenção à Saúde, Elaine Teixeira, e o diretor Administrativo e Financeiro, Ramon Cruz.

Mais Notícias

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade Trans

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade ...

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.