Debates temáticos marcam Conferência de Segurança

Iwwa Agência
Publicado 01/06/2009 09:06:00

O segundo dia da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) em Camaçari, foi dividido em sete temas, debatidos com a população. O objetivo é trocar experiências entre gestores, trabalhadores de segurança pública e segmentos sociais.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, “o evento é uma a oportunidade de diálogo com a sociedade sobre os princípios e diretrizes da política nacional de segurança pública”. Os sete eixos temáticos foram divididos de acordo com o perfil da violência urbana no Brasil.

O primeiro tema, Gestão Democrática: Controle Social e Externo, foi discutido pela secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade e pelo assessor jurídico da Sedes, Augusto de Paula.

O segundo eixo, Financiamento e Gestão da Política Pública de Segurança, foi apresentado pelo Major Paulo Cabral, do 12º Batalhão da Polícia Militar. Em termos de modelo de financiamento da segurança, o país conta com o Fundo Nacional de Segurança Pública, o Fundo Nacional Penitenciário e o Pronasci.

O tema Valorização Profissional e Otimização das Condições de Trabalho foi debatido pelo delegado titular da 18ª Delegacia de Polícia de Camaçari e pela representante do Ministério da Justiça, Paula Emanuela Nunes. O Coronel Francisco Edson de Araújo e a representante do ministério público, Advani Figueiredo, discutiram sobre o quarto eixo, Repressão Qualificada da Criminalidade.

A programação prosseguiu com as palestras da delegada Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Janaina Miranda, com o tema Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Paz. O diretor da Unidade Especial Disciplinar do estado da Polícia Civil, Paulo Salinas e o Major da Polícia Militar, Paulo César, falaram sobre Diretrizes para o Sistema Penitenciário, ressaltando a importância da qualificação dos trabalhadores e gestores da administração penitenciária.

O sétimo eixo, Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentes, foi apresentado pelo secretário Extraordinário de Relações Institucionais, Ademar Lopes e pela engenheira civil e de segurança, Ruth Carvalhal.

A Conseg termina neste sábado (30/05), com a eleição dos delegados que irão apresentar as propostas do Município nas Conferências Estadual e Federal, em julho e agosto, respectivamente. No final, apresentação da Bamuquinha, versão mirim da Banda de Fanfarra Municipal de Camaçari (Bamuca).

Foto: Nelinho Oliveira

Encontro no Caic teve participação da comunidade -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (30) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (30) para todas as dos...

Quadrilha Fogueira Santa arrecada contribuição para participar de campeonato no Piauí

Quadrilha Fogueira Santa arrecada contribuição para participar de c...

STT inicia vistoria de veículos de transporte escolar da sede e costa

STT inicia vistoria de veículos de transporte escolar da sede e costa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us