Debates temáticos marcam Conferência de Segurança

Iwwa Agência
Publicado 01/06/2009 09:06:00

O segundo dia da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) em Camaçari, foi dividido em sete temas, debatidos com a população. O objetivo é trocar experiências entre gestores, trabalhadores de segurança pública e segmentos sociais.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, “o evento é uma a oportunidade de diálogo com a sociedade sobre os princípios e diretrizes da política nacional de segurança pública”. Os sete eixos temáticos foram divididos de acordo com o perfil da violência urbana no Brasil.

O primeiro tema, Gestão Democrática: Controle Social e Externo, foi discutido pela secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade e pelo assessor jurídico da Sedes, Augusto de Paula.

O segundo eixo, Financiamento e Gestão da Política Pública de Segurança, foi apresentado pelo Major Paulo Cabral, do 12º Batalhão da Polícia Militar. Em termos de modelo de financiamento da segurança, o país conta com o Fundo Nacional de Segurança Pública, o Fundo Nacional Penitenciário e o Pronasci.

O tema Valorização Profissional e Otimização das Condições de Trabalho foi debatido pelo delegado titular da 18ª Delegacia de Polícia de Camaçari e pela representante do Ministério da Justiça, Paula Emanuela Nunes. O Coronel Francisco Edson de Araújo e a representante do ministério público, Advani Figueiredo, discutiram sobre o quarto eixo, Repressão Qualificada da Criminalidade.

A programação prosseguiu com as palestras da delegada Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Janaina Miranda, com o tema Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Paz. O diretor da Unidade Especial Disciplinar do estado da Polícia Civil, Paulo Salinas e o Major da Polícia Militar, Paulo César, falaram sobre Diretrizes para o Sistema Penitenciário, ressaltando a importância da qualificação dos trabalhadores e gestores da administração penitenciária.

O sétimo eixo, Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentes, foi apresentado pelo secretário Extraordinário de Relações Institucionais, Ademar Lopes e pela engenheira civil e de segurança, Ruth Carvalhal.

A Conseg termina neste sábado (30/05), com a eleição dos delegados que irão apresentar as propostas do Município nas Conferências Estadual e Federal, em julho e agosto, respectivamente. No final, apresentação da Bamuquinha, versão mirim da Banda de Fanfarra Municipal de Camaçari (Bamuca).

Foto: Nelinho Oliveira

Encontro no Caic teve participação da comunidade -

Mais Notícias

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra Covid

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra C...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.