A Secretaria de Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom) e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) firmam parceria e põe em prática o projeto piloto Deam Itinerante, que integra as ações do Março Mulher. O lançamento acontece sábado (06/03), às 8h30, na Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, na praça da igreja Matriz, em Vila de Abrantes. A expectativa é atender 100 mulheres.
As comunidades de Barra do Pojuca, Arembepe e do distrito de Monte Gordo também serão beneficiadas pelo Deam Itinerante durante o mês de março. Os atendimentos serão realizados nos dias 13, 20 e 27, respectivamente. O objetivo da ação é reduzir os casos de violência contra a mulher e facilitar o acesso às pessoas que moram distantes e não tem condições de ir à Delegacia na sede do Município.
Segundo a secretária da Seprom, Aurenita Castillo, futuramente outras localidades da orla como Jauá e Jacuípe, também serão beneficiadas com a ação. A Deam Itinerante é mais uma tentativa de implantar políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.
Além de registrar queixas, marcar audiências, realizar flagrantes, entregar intimações e expedir guias para exame de corpo e delito, as mulheres contarão com os serviços de orientação psicosocial e jurídico oferecidos pelo Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires. A ação conta com 18 profissionais entre policiais, escrivãs, delegada, assistentes sociais, psicólogos, advogados e a equipe administrativa.
De acordo com a delegada da Deam, Thais do Rosário, ao final da ação será feito um relatório para avaliar a possibilidade de tornar a Deam Itinerante um projeto permanente. A intenção é facilitar a vida das mulheres e inibir a ação de homens que praticam violência contra elas.

A Deam participa do Março Mulher com projeto itinerante -