Data é marcada por atividade educativa

Iwwa Agência
Publicado 19/10/2012 03:10:43

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado neste sábado (20/10), o Programa Municipal de DST/AIDS e a equipe da Atenção Básica realizam no dia 29 de outubro uma ação educativa.

Com o tema Homem: faça o exame da sífilis, a atividade acontece na área interna do Centro Comercial no Centro Comercial de Camaçari, a partir das 8h30, e visa chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção à doença.

Além das orientações e distribuição de material educativo, serão realizados testes rápidos da sífilis durante todo o dia. Caso o resultado seja positivo, o morador será encaminhado para atendimento na rede municipal de saúde.

Mesmo tendo os homens como foco da campanha deste ano, a ação é estendida também às mulheres, inclusive as gestantes. O intuito é prevenir a sífilis adquirida, transmitida por via sexual, e a sífilis congênita, passada de mãe para o filho e tida como uma das formas mais graves da doença.

Em Camaçari, as pessoas que possuem a doença são atendidas no Cres (Centro de Referência e Especialidade em Saúde). No local, são oferecidos acompanhamento médico e o medicamento para o tratamento. Além disso, a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) realiza diversas ações em feiras de saúde, a exemplo da distribuição de material informativo e orientação clínica a respeito da doença.

O exame VDRL, que detecta a sífilis, pode ser solicitado ainda nas unidades básicas e de saúde da família. Para isso, é necessário o atendimento com médico clínico que solicita os exames. Caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado para tratamento no Cres. 

 

Foto: Wendell Wagner

Atividade de combate à síflis será no Centro Comercial -

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.