Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado neste sábado (20/10), o Programa Municipal de DST/AIDS e a equipe da Atenção Básica realizam no dia 29 de outubro uma ação educativa.
Com o tema Homem: faça o exame da sífilis, a atividade acontece na área interna do Centro Comercial no Centro Comercial de Camaçari, a partir das 8h30, e visa chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção à doença.
Além das orientações e distribuição de material educativo, serão realizados testes rápidos da sífilis durante todo o dia. Caso o resultado seja positivo, o morador será encaminhado para atendimento na rede municipal de saúde.
Mesmo tendo os homens como foco da campanha deste ano, a ação é estendida também às mulheres, inclusive as gestantes. O intuito é prevenir a sífilis adquirida, transmitida por via sexual, e a sífilis congênita, passada de mãe para o filho e tida como uma das formas mais graves da doença.
Em Camaçari, as pessoas que possuem a doença são atendidas no Cres (Centro de Referência e Especialidade em Saúde). No local, são oferecidos acompanhamento médico e o medicamento para o tratamento. Além disso, a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) realiza diversas ações em feiras de saúde, a exemplo da distribuição de material informativo e orientação clínica a respeito da doença.
O exame VDRL, que detecta a sífilis, pode ser solicitado ainda nas unidades básicas e de saúde da família. Para isso, é necessário o atendimento com médico clínico que solicita os exames. Caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado para tratamento no Cres.

Atividade de combate à síflis será no Centro Comercial -