Data é lembrada com atividades

Iwwa Agência
Publicado 13/11/2012 02:11:06

A Prefeitura, através da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), promove uma série de atividades de prevenção e orientação à população em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. A iniciativa acontece nesta quarta-feira (14/11) nas unidades de saúde do Município. 

Para lembrar a data, serão realizadas ações pontuais nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), como palestras e serviços de aferição de glicemia capilar para os usuários.

De acordo com a apoiadora institucional da Atenção Básica do Município, Paulla Amorim, a iniciativa visa informar e conscientizar a população sobre a doença, além de incentivar a prática de hábitos saudáveis. “O indivíduo também tem que fazer sua parte no combate da doença, adotando um estilo de vida saudável, através da alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, a fim de complementar a terapia que é feita através de medicamentos”, orienta.

No município, os portadores de diabetes contam com o programa de Hiperdia, que consiste na identificação, cadastramento, tratamento e acompanhamento dos hipertensos e diabéticos. Além disso, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza medicamentos gratuitos para tratamentos do diabetes e glicosímetros, aparelhos para medir a concentração de glicose no sangue.

O tratamento é oferecido em todas as UBS, através da atuação de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos e enfermeiros. 

DOENÇA

A diabetes é uma doença crônica causada pela falta ou má absorção da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como sintoma a elevação dos níveis de açúcar (glicose) no sangue.

Existem três os tipos de diabetes. A do tipo 1 acomete mais indivíduos na infância e na adolescência e exige aplicações de injeções diárias de insulina. A do tipo 2 atinge pessoas depois dos 40 anos de idade e a absorção da insulina é dificultada por outros fatores de risco, como obesidade, hereditariedade, hipertenção, entre outros. E a diabetes gestacional atinge mulheres durante a gravidez e na maior parte dos casos é provocada pelo aumento excessivo de peso.  

 

 

Foto: Agnaldo Silva

UBS realizam atividades no Dia Mundial do Diabetes -

Mais Notícias

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor pelo Sebrae

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor p...

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as dos...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us