Data é lembrada com atividades

Iwwa Agência
Publicado 13/11/2012 02:11:06

A Prefeitura, através da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), promove uma série de atividades de prevenção e orientação à população em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. A iniciativa acontece nesta quarta-feira (14/11) nas unidades de saúde do Município. 

Para lembrar a data, serão realizadas ações pontuais nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), como palestras e serviços de aferição de glicemia capilar para os usuários.

De acordo com a apoiadora institucional da Atenção Básica do Município, Paulla Amorim, a iniciativa visa informar e conscientizar a população sobre a doença, além de incentivar a prática de hábitos saudáveis. “O indivíduo também tem que fazer sua parte no combate da doença, adotando um estilo de vida saudável, através da alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, a fim de complementar a terapia que é feita através de medicamentos”, orienta.

No município, os portadores de diabetes contam com o programa de Hiperdia, que consiste na identificação, cadastramento, tratamento e acompanhamento dos hipertensos e diabéticos. Além disso, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza medicamentos gratuitos para tratamentos do diabetes e glicosímetros, aparelhos para medir a concentração de glicose no sangue.

O tratamento é oferecido em todas as UBS, através da atuação de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos e enfermeiros. 

DOENÇA

A diabetes é uma doença crônica causada pela falta ou má absorção da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como sintoma a elevação dos níveis de açúcar (glicose) no sangue.

Existem três os tipos de diabetes. A do tipo 1 acomete mais indivíduos na infância e na adolescência e exige aplicações de injeções diárias de insulina. A do tipo 2 atinge pessoas depois dos 40 anos de idade e a absorção da insulina é dificultada por outros fatores de risco, como obesidade, hereditariedade, hipertenção, entre outros. E a diabetes gestacional atinge mulheres durante a gravidez e na maior parte dos casos é provocada pelo aumento excessivo de peso.  

 

 

Foto: Agnaldo Silva

UBS realizam atividades no Dia Mundial do Diabetes -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.