O resgate ao civismo e ao patriotismo esteve em evidência durante solenidade que marcou o Dia Nacional da Bandeira em Camaçari, realizada nesta quarta-feira (19/11). A homenagem ao maior símbolo nacional reuniu dezenas de pessoas no Paço Municipal, que acompanharam atentamente o protocolo de substituição das bandeiras do Brasil, da Bahia e do Município.
Ao som do Hino à Bandeira, o prefeito Ademar Delgado e os funcionários municipais, o procurador Gerson Dantas e o assistente de secretário Isai Carlos Aguiar, com 39 e 36 anos de serviços prestados à administração municipal, respectivamente, receberam dos soldados do Tiro de Guerra as bandeiras antigas, que foram incineradas.
As novas bandeiras foram hasteadas durante a execução do Hino Nacional. A do Brasil foi hasteada pelo subtenente do Tiro de Guerra, Hélio Miranda, a da Bahia pelo deputado estadual Bira Corôa (PT) e a de Camaçari pelo prefeito Ademar Delgado. “Esse ato tem o intuito de fortalecer o civismo e o patriotismo. Ter amor e respeito à pátria são essenciais para qualquer nação”, ressaltou o gestor de Camaçari.
A pequena Ana Quézia Santos, de 11 anos, moradora do Centro, não exitou ao convite feito pelo pai, o funcionário publico Hermógenes Bispo, para acompanhar o ato. “Achei muito interessante. Realmente é uma demonstração de respeito à bandeira”, afirmou a garota.
A iniciativa da Prefeitura em celebrar o Dia da Bandeira foi elogiada pelo subtenente do Tiro de Guerra, Hélio Miranda. Ele falou que a data deve ser sempre lembrada como um dia de festa e a homenagem ao símbolo nacional é mais que justa. Além dos soldados do Tiro de Guerra, também participaram do ato agentes da Defesa Civil.
Prestigiaram a solenidade os secretários de Relações Institucionais, Anderson Santos, do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, além do Ouvidor Geral do Município, Temistocles de Mattos e dos coordenadores da Defesa Civil e do CAJUC (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), Maurício Bonfim e Augusto de Paula, respectivamente.