Data é celebrada com concerto

Iwwa Agência
Publicado 21/11/2013 02:11:33

O público que prestigiou o concerto da Orquestra Afro Sinfônica na noite de quarta-feira (20/11), no Teatro Cidade do Saber, assistiu a um grande espetáculo de musicalidade e de diversidade cultural. A mistura de instrumentos populares com eruditos deu o tom da apresentação que marcou o dia da Consciência Negra em Camaçari.

Ao som de atabaques, agogôs, violinos e violoncelo, as canções foram apresentadas ao público com maestria. O repertório contou com músicas como Navio Negreiro, Oxalá, Ano Preto, além de Sete Portas, Água de Menino e São Joaquim, as três últimas fizeram parte da trilha sonora do filme Água de Meninos.

Os estudantes da rede municipal de ensino tiveram transporte gratuito para prestigiar o evento. A aluna Cleiciane Souza, da Escola Municipal Cleusa Maria Carvalho Moreira, gostou muito da apresentação e da celebração de uma data tão importante para o país através da música.

O concerto também foi prestigiado pela cantora soteropolitana Mariela Santiago. Ela ficou encantada com a apresentação da orquestra e com a participação e a empolgação do público. “Quando soube dessa apresentação, fiz questão prestigiar. A celebração da data em Camaçari foi feita de forma espetacular”, ressaltou.

A importância de celebrar a data foi destacada pelo prefeito Ademar Delgado. “A luta pela igualdade de direitos é permanente, mas também a transformação deve partir de nós. Como gestor, entendo que o nosso papel é de fomentar políticas públicas que colaborem ainda para garantir a igualdade entre as pessoas”, frisou.

A apresentação da Orquestra Afro Sinfônica integra as ações do Novembro Negro em Camaçari, cujo tema este ano é Educação, Memória e Ancestralidade. As ações foram iniciadas no último dia 14 e seguem até o dia 30 deste mês. O secretário da Inclusão e Cidadania, Fabio Pereira, ressaltou que as atividades foram pensadas como forma de envolver diversos segmentos culturais, como a música, dança e artes visuais.

A Orquestra Afro Sinfônica foi criada em Salvador há cinco anos e é composta por 27 músicos. A regência foi dividida entre os maestros Bira Marques e Gilberto Santiago.

Prestigiaram a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica a vice-prefeita de Camaçari, Maria do Carmo Siqueira, o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, a deputada estadual Luiza Maia (PT) e os vereadores José Marcelino (PT) e Otaviano Maia (PT). 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Após prestigiar o concerto da Orquestra Afro Sinfônica, o prefeito Ademar Delgado, participou da inauguração do Instituto da Construção, um empreendimento educacional que vai ofertar cursos profissionalizantes voltados para o ramo da construção civil. Na oportunidade, o gestor municipal ressaltou a importância do empreendimento que “vem a somar e colaborar com o Município na qualificação profissional e capacitação dos moradores da cidade”, frisou.   

Slideshow | 4 fotos

Data é celebrada com concerto

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.