Data é celebrada com atividades

Iwwa Agência
Publicado 20/11/2012 05:11:36

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, a Secin (Secretaria Municipal da Cidadania e Inclusão), por meio da Coopir (Coordenação da Promoção da Igualdade Racial), realizou uma feijoada e uma caminhada, com arrastão da banda percussiva Tambores da Raça e com cantores locais.

As ações integram as atividades do projeto Novembro Negro, promovidas pela Secin e têm como propósito resgatar a história do afrodescendente no Brasil. Para isso, tem como referência a luta de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares que se tornou ícone histórico na busca pela liberdade do povo negro.

Para o coordenador da Coopir, Ives Pires, é importante também refletir sobre as conquistas e os benefícios alcançados nos últimos anos pela população negra. “Tivemos um expressivo crescimento dos movimentos negros na busca de conhecer as reais necessidades e assim ampliar e desenvolver novas políticas sociais”, disse.

A moradora do bairro Burissatuba, Roseane do Carmo, também é engajada em atividades do movimento negro. Ela acompanhou a caminhada e ressaltou o quanto é importante celebrar a data. “Este é um momento de confraternização e de chamar a atenção de todos sobre a importância que o negro tem na formação da sociedade”.

Com a finalidade de dar continuidade às comemorações em alusão ao Dia da Consciência Negra, Roseane do Carmo idealizou a 1ª Parada Cultural Negra do Burissatuba. O evento acontece sábado (24/11), com apresentações artísticas e desfile para a escolha do negro e da negra mais bonitos do bairro. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura, através da Coopir.

A programação alusiva ao Dia da Consciência Negra foi aberta no dia 16 de novembro com uma palestra sobre As cotas e as suas consequências.  A atividade se repetiu nesta terça-feira (20/11), no Teatro Alberto Martins. Desta vez, o público foi formado por alunos de escolas públicas do Município. Uma apresentação do espetáculo artístico e cultural do grupo de dança folclórica, Ala Ketu e uma aula show, realizados no sábado (17/11), também integraram a programação.

 

 

Slideshow | 5 fotos

Data é celebrada com atividades

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.