Estão abertas as inscrições para os cursos do Planseq (Plano Setorial de Qualificação), voltados para os beneficiários do programa Bolsa Família. Os interessados devem se dirigir à antiga sede das Voluntárias, no bairro 2 de Julho. O objetivo é qualificar o trabalhador e aumentar as possibilidades de emprego.
Para inscrição, os beneficiários devem levar o cartão do Bolsa Família e a carteira de identidade. Estão sendo oferecidos cursos de eletricista, encanador, montador de andaime, gesseiro, carpinteiro, pedreiro, armador, reparador, operador de trator, operador de caminhão muck e azulejista (em andamento).
As aulas para as capacitações de eletricista e montador de andaime estão previstas para começar no dia 2 de fevereiro, na Casa do Trabalho. São 44 vagas, sendo 22 para o turno da manhã e 22 para à tarde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, com duração de dois meses e 15 dias.
De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), as mulheres são as que mais procuram os cursos e muitas já estão trabalhando em canteiro de obras, através de vagas conseguidas pelo Sine (Serviço de Intermediação para o Trabalho).
A dona de casa Elisângela Santos Vieira, 32 anos, 4 filhos, residente no bairro dos 46, se inscreveu e escolheu o curso de montador de andaime. As mulheres estão mais decididas e dispostas a lutar por uma vaga no mercado de trabalho. Graças a estes cursos gratuitos, temos a oportunidade e a chance de conseguir um emprego, como uma amiga que hoje está fora da cidade, trabalhando em uma empresa de grande porte.

Os cursos aumentam as possibilidades de emprego -