Grande parte das 200 beneficiadas pela 4ª etapa do projeto Mulher Cidadã marcou presença na aula inaugural realizada sexta-feira (12/08), no auditório da Casa do Trabalho. Os cursos começam terça-feira (16/08) na sede e orla do Município.
Muito emocionada, a secretária da Mulher, Aurenita Castillo, contou a própria trajetória profissional e pediu às mulheres que aproveitem a oportunidade e se dediquem ao máximo para que mudem a condição de vida e ganhem mais autonomia. “Boa sorte”, desejou ela, finalizando o discurso.
A coordenadora do projeto, Ana Clécia Pereira, falou do quanto é gratificante coordenar um projeto que promove mais dignidade e eleva a auto-estima das mulheres. “Conhecimento nunca é demais, assim como nunca é tarde para recomeçar”.
A ex-aluna do curso de cabeleireira, Margarete Souza, mostrou que tudo é possível com força de vontade e conhecimento. Mãe de dois filhos, Margarete Souza superou as dificuldades e participou do curso de cabeleireiro oferecido pelo projeto, em 2009. “O curso mudou a minha vida. Ele deu o conhecimento necessário para que eu montasse meu próprio salão e me tornasse uma pequena empresária”, disse orgulhosa.
A coordenadora do CrediAmigo, programa de microcrédito do Banco do Nordeste, Tatiane Damasceno, também participou da aula inaugural e falou da disposição para falar sobre a liberação de crédito. “Se dediquem, pois ao final do curso vocês podem ter a oportunidade de se tornar uma pequena empresária”, incentivou Tatiane.
QUALIFICAÇÃO
Este ano, o projeto irá atender 200 mulheres através dos cursos de panificação, estética e cabeleireira, todos com duração de três meses. Cada qualificação tem carga horária de 160 horas/aulas. No total, serão oito turmas, sendo seis na sede e duas na orla. As aulas acontecerão três vezes por semana.
Na sede, as três capacitações serão oferecidas nos dois turnos. Já na orla, serão ofertados os cursos de estética, em Vila de Abrantes, e de cabeleireiro, em Arembepe. Cada turma conta com 25 alunos.
As aulas de panificação da sede acontecerão na antiga Vaca Mecânica, localizada na avenida Tupinambás, antiga Radial C. As turmas de estética ficarão no Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires, e as de cabeleireiro em um salão de beleza localizado na avenida Manoel Mercês, antiga Radial B. Os cursos da orla serão realizados na igreja católica Matriz de Vila de Abrantes e na igreja da Volta do Robalo, em Arembepe.
BENEFÍCIOS
Além das informações técnicas referentes ao curso, as alunas receberão informações sobre temas importantes, como associativismo e cooperativismo. Para participar da qualificação as alunas recebem todo material didático, além de lanche, material de consumo pertinente a cada curso e camisa.
Preocupada em facilitar o deslocamento das alunas até o curso, a Secretaria da Mulher (Semu) firmou parceria com a AMES (União Municipal de Estudantes Secundaristas) de Camaçari para garantir o acesso às carteiras de estudantes. A medida resultará em economia com o custeio de transporte na locomoção.