Estão acontecendo diversos cursos de capacitação e aperfeiçoamento em Camaçari. O objetivo é qualificar a mão-de-obra local e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Mais de 32 mil pessoas da sede e da orla já foram beneficiadas.
O Senac, em parceria com a Secretaria da Indústria, Comércios e Serviços (Seinc), está oferecendo cursos de garçom, recepcionista de pousada, camareira e cozinha. As aulas, que são gratuitas, terminam no final de outubro. Foram contemplados 110 alunos.
Os candidatos às vagas de camareira e recepcionista de pousada ainda ganham os cursos de maquiagem e de inglês aplicado à hotelaria, este último previsto para outubro.
Ubiratan Jesus Vieira, 23 anos, encontrou no curso de garçom a oportunidade de se estabelecer no mercado de trabalho. Fui reprovado em diversas seleções de emprego porque não tinha o curso. Em pouco tempo de aulas práticas e teóricas, aprendi a manipular alimentos, higiene, atendimento ao cliente e ainda tive informações sobre ética e turismo.
O Sebrae promove até quinta-feira (02/09) o curso de Técnica de Vendas. As aulas são realizadas na Sala do Empreendedor, na Casa do Trabalho. Segundo a técnica administrativa do Sebrae municipal, Neide Fernandes, a unidade também disponibiliza um curso à distância através do site oficial do órgão www.sebrae.com.br.
De acordo com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc), parceira na realização dos cursos, foram qualificados 32.389 pessoas em cursos de informática, manutenção, eletricidade, caldeireiros, eletricista industrial, técnica de vendas e tecnologia da informação, montador de andaime, entre outros. Após a capacitação, os alunos se cadastram no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
MAIS CURSOS
Para outubro, estão previstos os cursos de Atendimento ao Cliente (dias 07 e 08/10 e dias 20 a 24/10), Técnica de Vendas (de 13 a 17/10), Aprender a Empreender, no dia 14, mais as palestras Como Iniciar seu Próprio Negócio, dia 28/10, e Empeendedorismo, no dia 14.
As capacitações têm carga de 15 horas e custam R$ 65,00, com exceção das palestras e do curso Aprender a Apreender, que são gratuitas. Para inscrição, o candidato deve comparecer ao Sebrae Camaçari com a carteira de identidade.
ORLA
Os moradores de Catu de Abrantes estão sendo beneficiados com os cursos de garçom e camareira, também disponibilizado para a população de Pé de Areias. Em ambos os locais, a capacitação termina no final de novembro. O benefício se estende para 69 pessoas.

Aulas já atenderam mais de 32 mil pessoas da sede e orla -