Com o objetivo de tornar os profissionais de saúde capazes de diagnosticar e tratar adequadamente os pacientes com dengue, a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), através da coordenação de Vigilância Epidemiológica, realizou nesta quinta-feira (26/05), um curso de manejo clínico da dengue. A ação faz parte de um plano de contingência da dengue, com vista ao enfrentamento da doença no Município.
O médico sanitarista da Vigilância Epidemiológica, Edgar Lessa, ministrou uma palestra, que também abordou as medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Nesta etapa, a capacitação foi direcionada para enfermeiros da rede de Atenção Básica e Média e Alta Complexidade. No último dia 11, foram capacitados os médicos da rede de saúde. A partir do segundo semestre deste ano, será realizada uma oficina de sensibilização para agentes de endemias do Município.
Para o diretor da Vigilância em Saúde de Camaçari, Marcos Nogueira, a capacitação é importante para realizar ações mais eficientes. “Cada estágio da doença apresenta sintomas diferentes e este curso vai facilitar o diagnóstico precoce da doença”, explica.
A iniciativa da Sesau agradou aos profissionais da saúde, como a enfermeira Sheila Dantas, que achou a capacitação bastante positiva. “Além de aprimorar os conhecimentos, vai melhorar a assistência ao paciente com dengue no Município”, disse.