Treinamento prático, na área de execução orçamentária, financeira e patrimonial, reúne gestores e servidores desta quarta-feira (07/04) até sexta-feira (09/04), das 13h às 17h, no auditório da Prefeitura. A finalidade é identificar as dificuldades encontradas na administração para que as despesas e atividades funcionem com maior agilidade. A promoção é da Secretaria de Administração (Secad) e Controladoria Geral do Município.
Durante os três dias, o evento pretende tirar as dúvidas e trocar experiências dos servidores de todas as secretarias sobre licitação, atraso de processos, execução de contratos e despesas, pregão, carta convite, concorrência dentre outros assuntos.
A controladora do Município, Sumaia Campos, informou que o treinamento vai beneficiar a gestão, porque dará agilidade aos processos, e com isso, pagará mais em dia do que já paga. Segundo ela, a controladoria faz averiguação, in loco, em todas as secretarias, verificando o que compram e o que foi licitado.
Na opinião do secretário de Administração, Ademar Delgado, o objetivo é melhorar os procedimentos administrativos para que possa fluir o mais rápido possível. Serão ouvidos todos os casos, através dos segmentos que acompanham a execução orçamentária, no sentido de dar o devido andamento aos processos.
No encerramento do curso, será realizada uma prova de 30 questões para cerca de 70 participantes, com prazo de uma hora, a respeito da despesa pública. Os testes serão corrigidos pela Controladoria, que vai enviar o resultado para cada secretaria.
Participaram da reunião os secretários Camilo Pinto, da Saúde, Jailce Andrade, do Desenvolvimento Social, Raimundo Blumetti, de Esportes e Lazer, Aurenita Castillo, da Promoção da Mulher e da Reparação, Vital Vasconcelos, da Cultura, e o representante da Procuradoria Geral do Município, Valter Andrade.

Servidores assistem ao curso no auditório da Prefeitura -