Curso reforça rede de segurança alimentar

Iwwa Agência
Publicado 12/03/2012 04:03:27

A segunda etapa do curso de capacitação de agentes sociais para trabalhar na Rede de Segurança Alimentar e Cidadania de Camaçari acontece nos dias 13 e 14 de março. A capacitação acontece das 8h às 17h, no auditório da Prefeitura.

A iniciativa atende a proposta do Plano Nacional Brasil Sem Miséria, no qual Camaçari aderiu com a criação do Programa Municipal de Superação da Pobreza Extrema. A primeira etapa do curso iniciou em agosto de 2011 e já capacitou 331 agentes de Segurança Alimentar e Nutricional.   

O curso, voltado para representantes da sociedade civil e do poder público, foi dividido em dois módulos, sendo que o primeiro aborda o tema Segurança Alimentar e Nutricional e o segundo o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para fortalecer a Rede de Segurança Alimentar de Camaçari são desenvolvidas diversas ações e políticas públicas, como a criação do Banco de Alimentos, cujo objetivo é arrecadar e distribuir alimentos para a população carente do Município.  

Atualmente, o Banco de Alimentos de Camaçari possui 30 entidades cadastradas no Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), que trabalha com 2.163 pessoas, o que corresponde a 539 famílias. Desde a criação, em agosto de 2007, o Banco já arrecadou e distribuiu gratuitamente 215,3 toneladas de alimentos. Além disso, faz o acompanhamento ergométrico e nutricional das crianças atendidas.

Segundo a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, a Rede de Segurança Alimentar ainda promove um trabalho educativo nas comunidades, com palestras e cursos de reaproveitamento de alimentos, mais projetos de implantação do Restaurante Popular e da construção de duas cozinhas comunitárias, uma no bairro Gravatá, com recursos estaduais, e outra em Arembepe, com recursos do governo federal.

A Rede de Segurança Alimentar e Cidadania do Município é uma iniciativa da Sedes (Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social) em parceria com as secretarias da Saúde, da Mulher, da Educação, da Cidadania e Inclusão e da Agricultura e Pesca. A rede conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia.      

O curso de capacitação de agentes sociais é promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Sedes e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia.

Foto: Agnaldo Silva

Banco de Alimentos ajuda no combate à fome -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de Arembepe

Prefeitura de Camaçari qualifica ambulantes e baianas de acarajé de...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.